7.9.08

Puçazeiro




Nome popular: Puçazeiro, Pé de Puçá.
Nome científico: Mouriri pusa.
Família botânica: Melastomataceae.
Vegetação de ocorrência: Em Macaúbas, ocorre no alto das serras em vegetação de cerrado e nos tabuleiros. Há duas variedades de puçá: o puçá de casca amarela e o puçá de casca preta. O puçá,Também, é encontrado em outros estados: Ceará, Piauí, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais.
Características da planta: Árvores que alcançam até 8 metros de altura, os frutos são grudados ao tronco, flores brancas e com quatro pétalas. Os frutos atraem diversos pássaros.
Fruto: de 2 a 3 cm de comprimento por 2 a 4 cm de diâmetro; peso do fruto 18 a 30 g, frutos por planta 600 a 2.000; cor do fruto maduro, preta; cor da polpa, alaranjada; sementes por fruto 1 a 3. Semente redonda.
Aproveitamento alimentar: os frutos são consumidos in natura.
Outros usos: planta melífera, ornamental.
Há duas variedade de puçá em Macaúbas: o puçá preto, o fruto quando maduro tem a casa roxa, quase preta; puçá amarelo com a casca, quando maduro, de coloração amarelada. Na safra, do final do mês de outubro a dezembro, o puçá é comercializado na feira livre de Macaúbas.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber a forma de se plantar o puçazeiro.

Donegá disse...

Olá Amigo,

Não sei se ainda mantém ativo seu blog, mas se possível gostaria de uma ajuda.
Tenho uma árvore a qual foi trabalhada para ser um bonsai, porém ninguém soube identificar a espécie. Depois de muito pesquisar encontrei uma planta parecida por nome de Puça Preto e consequentemente o seu blog. Seria possível eu te enviar fotos para identificação? E se sim como posso enviá-las. Desde já agradeço.