7.9.08

Áreas de Plantio





Seleciona-se inicialmente a área geográfica de trabalho, ou seja, em que região pretende-se procurar áreas para plantio.
As escalas de trabalho neste momento são de fundamental importância para determinar as estratégias para prospectar áreas. Dentre as diversas escalas, estas poderão ser de caráter regional tal como a região metropolitana de São Paulo ou um município, uma bacia tal como a Bacia do Rio Tietê, uma sub-bacia como a do Rio Piracicaba (que integra a Bacia do Rio Tietê), uma micro-bacia que pode ser um pequeno rio ou córrego que faz parte da bacia do Piracicaba e por aí vai.
Poderá ainda, trabalhar-se com uma área pré-determinada no âmbito da parceria entre o Programa e o patrocinador. Dentre os diversos parceiros que podem participar do programa destacam-se a iniciativa privada por meio de patrocínios e apoio, prefeituras, secretarias estaduais e municipais de meio ambiente, educação, agricultura e planejamento, comitês de bacias hidrográficas, empresas públicas e privadas de abastecimento e saneamento, Ministério Público, associação de produtores rurais, Rotarys, viveiros, ONG’s, etc;
O uso de diagnósticos já existentes produzidos por entidades públicas ou privadas ou a produção de novos auxiliam na identificação de áreas prioritárias para ações de reflorestamento.
Como as áreas de intervenção serão, prioritariamente, aquelas protegidas por lei como APP’s (Áreas de Preservação Permanente) reconhecidas pelo Código Florestal - Lei nº 4.771/65, estas demandam autorização do Estado para qualquer tipo de intervenção, processo este conhecido como licenciamento.
O processo de licenciamento é composto de histórico, características físicas e biológicas da área/região, descrição das ações que serão executadas, listas de espécies, documentos das propriedades, mapas, fotos e croquis.
Sendo expedida a autorização dos órgãos licenciadores poderá iniciar-se o plantio observando as especificações do projeto de reflorestamento, este processo envolverá: contratação de equipes, locação de máquinas e equipamentos, aquisição de insumos, isolamento, limpeza, preparo de solo, plantio e manutenção.
Os projetos de reflorestamento que acompanharam os processos de licenciamentos poderão ser produzidos por empresas de consultoria ou em parceria com órgãos públicos, viveiros, faculdades e universidades.
A execução dos projetos de reflorestamento que consiste no plantio efetivo das mudas e acompanhamento por 5 anos, será feito por empresas privadas ou mistas, podendo contar com o apoio das prefeituras e viveiros nas ações locais.
Na eleição de áreas para o reflorestamento, alguns aspectos deverão ser considerados para facilitar os processos de licenciamento e execução dos plantios tais como:
- dominialidade;
- passivos ambientais e situação dos mesmos;
- plantas de localização e do imóvel;
- fotografias aéreas ou imagens de satélite da área;
- laudos de fauna e flora;
- obtenção de anuência dos proprietários para intervenção;
Uma perfeita caracterização das áreas e levantamento de dados para elaboração de projeto executivo de reflorestamento que deverá identificar e apontar as seguintes necessidades:
- isolamento/cercar a área;
- estabilização e/ou drenagem de terrenos;
- limpeza da área com roçada mecanizada e/ou manual;
- combate a formigas e cupins;
- preparo de covas com abertura, adubação e calagem se necessário;
- distribuição e plantio de mudas no campo;
- provisionamento de replantio;
- manutenção periódica: capinas, coroamentos e combate à formigas/cupins;
- implantação e manutenção de aceiros;
- cronograma físico-financeiro;
Todo o processo contará com o acompanhamento técnico durante a implantação e execução das manutenções periódicas com emissão de relatório descritivo e fotográfico.
Na elaboração, execução ou apoio a projetos de educação ambiental os órgãos de extensão, ONG’s locais, secretárias de educação e associação de classes poderão ser envolvidas no processo.
A implantação e acompanhamento de projetos de educação ambiental que poderão ser de caráter regional, local, setorial e temático (água, floresta, qualidade de vida, conservação, biodiversidade, etc.) - envolverá a contratação de consultoria, discussão de público alvo, área de abrangência, tema, forma, meios, criação e produção de materiais e implementação das atividades.

Nenhum comentário: