7.9.08

CANTEIROS




1) Na elaboração de um canteiro devemos sempre observar alguns obstáculos e impedimentos, tais como: passagens de tubulações, fiações, queda de água e drenagem. Escolha do local, áreas de sol e meia sombra.
2) Escolha das plantas, escolher plantas favoráveis ao meio e que sejam do gosto e atenda expectativa de cada um.
3) Limpeza da área, retirada de entulho, colocação de terra, nivelamento, demarcação, plantio e limpeza.
4) Utilização de equipamentos de segurança, tais como botas, luvas etc.
5) Tipos de solo (claro que aqui necessitaríamos do trabalho de um Agrônomo), mas vamos simplificar e citar alguns tipos de solo: Areia, Argila, Húmus, Material Calcário, Carvão Vegetal, Vermiculita, Terra Vegetal.
6) Ferramentas: Enxada, Enxadão, Rastelo, Regador, Estacas de madeira: para demarcar canteiros.
7) Aconselha-se 10 metros quadrados por pessoa, se for menor escolher plantas que produzem o ano todo , tais como cebolinha, couve e espinafre e incluir plantas de ciclo rápido como a rúcula, coentro ou ainda plantar as mais apreciadas por cada um.
8) Escolher a época de plantio ( consultar Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) indica a época de algumas hortaliças.
9) Adubação orgânica e química, análise do solo /Ph
10) Controle de Pragas e Doenças


Feita a limpeza do terreno, demarque os canteiros, procurando não ultrapassar 1,20 m de largura para facilitar o trabalho, utilize-se de estacas e cordões para auxiliar na delimitação do canteiro.
Demarcando o canteiro, comece a fazer valas de aproximadamente 30 cm de profundidade, neste local, retirando a terra. Depois de feito a vala, recoloque a terra retirada, mas antes peneirando numa peneira de 0,4 c de malha e coloque-a de modo que o canteiro possua uma elevação de 15 cm. Se a planta for comprida( ex.: nabo) procure fazer valas maiores, com cerca de 60 cm de profundidade para garantir o bom desenvolvimento das raízes.
Quando plantar sementes fazer valas com 2 cm de profundidade e distantes 10 cm um do outro. As sementes deverão ser colocadas uniformemente nas valas e depois cobertas com uma fina camada de terra do próprio canteiro. Devemos proteger o canteiro se por volta do meio dia o sol atingí-lo ou se houver invasão de pássaros (pardais). Cobertura com tela ou ramos com cerca de 30 cm de distância do solo. Alface, Almeirão etc.
Para se plantar em cova, deve-se fazer um buraco com 30 cm de boca por 30 cm de profundidade. A terra retirada deve ser misturada com Húmus de minhoca ou 3 a 4 litros de esterco curtido e recolocar na cova. Após a colocação da mistura, colocar em cova rasa (cerca de 4 cm) semear 3 ou 4 sementes por cova e cobrir com um pouco de terra. Ex.: Abobrinha , Pepino etc.
Recomenda-se irrigar de manhã e à tarde no início do desenvolvimento da planta e depois reduzir para uma rega de manhã no verão ou no entardecer no inverno. Nunca irrigar com sol forte.

Nenhum comentário: