13.9.08

Agricultura apóia projeto de produção de fitoterápicos


BRASÍLIA - A Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) está apoiando financeiramente o projeto-piloto da Agroindústria de Fitoterápicos da Agricultura Familiar, do Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores (Agrotec), em município de Diorama, oeste de Goiás.

Por meio de convênio, assinado no final de dezembro de 2005, o MDA vai repassar R$ 170 mil à Agrotec. O projeto-piloto, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem o propósito de abastecer com medicamentos fitoterápicos o Sistema Único de Saúde (SUS) de 19 municípios do Oeste goiano.

Cerca de 200 mil habitantes serão beneficiados com 36 fórmulas desenvolvidas conforme a epidemiologia de 22 doenças de atenção básica e estratégica de saúde. Inicialmente, o projeto irá atender cerca de 43 mil pessoas, de quatro municípios.

A Agrotec é uma organização não-governamental com dez anos de experiência no manejo sustentável de espécies da flora nativa, fauna silvestre e uso de energia renovável solar, eólica, produção de fitoterápicos com tecnologias desenvolvidas e adaptadas à propriedade rural familiar no Cerrado.

O Centro de Estudos possui laboratório de produtos fitoterápicos, aparelhado para produzir 36 fórmulas de medicamentos a partir das plantas ali mesmo cultivadas e processadas pelos associados, de acordo com os padrões legais e científicos, mediante supervisão e acompanhamento de técnicos especializados, direcionadas ao atendimento da demanda de atenção básica de saúde pública regional.

Segundo a consultora da SAF/MDA na área de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Divani de Souza, a experiência de produção de fitoterápicos da Agrotec representa a “comprovação de que a agricultura familiar tem capacidade, competência e força para atender à sociedade brasileira na difícil tarefa de produzir medicamentos eficazes, com segurança e qualidade, além do baixo custo tão necessário à população”.

fonte: http://www.otempo.com.br/emtempo/economia/lerMateria/?idMateria=24585

Nenhum comentário: