7.9.08

Cultivo de xaxim e bambu poderá gerar renda no Paraná





Cultivo de xaxim e bambu poderá gerar renda no Paraná

AE Notícias [10/01/2006]



O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, apresentará aos ministérios do Meio Ambiente e da Saúde em Brasília nesta quarta-feira (11), dois novos projetos para aumentar a geração de emprego e renda no Paraná. O secretário irá solicitar aos ministérios cerca de R$ 600 mil para concretizar os projetos.

Um deles incentiva a cultura do xaxim em larga escala – hoje uma espécie ameaçada de extinção. O projeto Xaxincultura é de Elzo Ferreira, que, através de pesquisas realizadas em parceria com a Universidade Federal do Paraná, desenvolveu um medicamento que cura totalmente a asma, utilizando o princípio ativo presente nas folhas da planta. A substância para produzir o medicamento não é extraída do caule, portanto sua exploração não compromete o desenvolvimento da árvore.

“O principal objetivo do projeto é difundir a cultura do xaxim no interior do Estado, principalmente naquelas regiões em que ele é nativo, estimulando a agricultura familiar e gerando renda para essas pessoas”, diz o secretário.

O outro projeto já está na fase piloto, na Região Metropolitana de Curitiba em parceria com a prefeitura de Colombo e a Fundação Herbarium de Saúde e Pesquisa. De forma semelhante estimula o cultivo e uso do bambu nos moldes do associativismo e da Economia Solidária. O foco é transformar vegetais que existem em abundância na região em matéria-prima para a produção, que vai desde móveis e artigos para construção civil até a confecção de tecidos, artesanato, alimentos e decoração.

“Uma árvore de bambu leva de 3 a 5 anos para atingir a fase adulta, enquanto outras plantas usadas pela indústria madeireira levam cerca de 10 a 15 anos. Dados como esse mostram como o bambu pode se constituir em fonte alternativa, reduzindo a devastação que nossa mata nativa vem sofrendo”, explica padre Roque.

fonte: http://www.parana-online.com.br/noticias/index.php?op=ver&id=183479&caderno=17

Nenhum comentário: