12.7.08

Pulgões

Insetos sugadores inoculam vírus. Os pulgões podem ser pretos, marrons, cinzas e até verdes. Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Em grande quantidade podem debilitar demasiadamente a planta e até transmitir doenças perigosas. Podem aparecer em qualquer época do ano, mas os períodos mais propícios são a primavera, o verão e o início do outono. Precisam ser controlados logo que notados, pois se multiplicam com rapidez.
Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas. Em grande quantidade podem debilitar demais a planta e até transmitir doenças perigosas. Os pulgões costumam atacar, principalmente, as plantas de hastes e folhas macias. Podem aparecer em qualquer época do ano, mas os períodos mais propícios são a primavera, o verão e o início do outono. Precisam ser controlados logo que notados, pois multiplicam-se com rapidez.
Dica - Evitar adubo fresco (não curtido) e adubação excessivamente nitrogenada (por ex. muitauréia). Infesta quando o solo é pobre em matéria orgânica.
As joaninhas são suas predadoras naturais.
Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas e isso pode ser feito semanalmente;
Aplique Calda de Fumo ou Macerado de Urtiga

Controles alternativos: cozimento das folhas de alamanda ou arruda ou coentro (ferver 300 g folhas/1 litro de água, separadamente, coá-las e pulverizá-las nas folhas doentes).
Para poucas plantas doentes, usar vinagre ou álcool num pano e passar nas partes afetadas.
As flores de cenoura atraem um tipo de mosca, que devora os pulgões.
Às vezes um bom jato d'água, quando a planta é firme elimina os pulgões.
As joaninhas são predadoras naturais dos pulgões. As joaninhas comem individuos jovens pois uma outra característica interessante dos pulgões é que fêmeas vivíparas, isto é, que “dão a luz” formas jovens, sem botar ovos de pulgões. Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas e isso pode ser feito semanalmente; aplicações de calda de fumo ou macerado de urtiga também são indicados.

Alamanda
As folhas da trepadeira de grandes flores amarelas: Alamanda (Alamanda catharica) são ótimas para o para o combate de pulgões.
Protocolo:
Ferva as folhas por 10 minutos, deixe esfriar e pulverize sobre a planta atacada. Tome cuidado ao manusear a alamanda porque ela é tóxica.

Alho
O Alho (allium sativum) pode ser utilisado contra brocas, cochonilhas, pulgões e ácaros.
Quando plantado entre as roseiras, diminuii o ataque de pulgões.
Protocolo:
Bata o alho no liquidificador com água (2 litros para cada dente). Em seguida pulverize as plantas atacadas. Não use sobre feijões, pois o alho inibe seu crescimento.

Arruda
As folhas de arruda (Ruta graveolens) são ótimas para combater os pulgões e ajudam a manter os cítricos saudáveis.
Protocolo:
Ferva folhas durante 5 minutos. Deixe esfriar e pulverize as plantas.

Confrei
Indicação - combate a pulgões em hortaliças e frutíferas e como adubo foliar.
Preparo e aplicação - ingredientes: 1,0 kg de confrei e água para diluição.
Preparo: utilizar o liquidificador para triturar 1 quilo de folhas de confrei com água ou então deixar em infusão por 10 dias. Acrescentar 10 litros de água. Aplicação: pulverizar periodicamente as plantas.

Cravo de Defunto (Tagetes sp)
Indicação - combate a pulgões, ácaros e algumas lagartas.
Preparo e aplicação - ingredientes: 1 kg de folhas e/ou talo de cravo-de-defunto e 10 litros de água. Preparo: misturar 1 quilo de folhas e/ou talos de cravo-de-defunto em 10 litros de água. Levar ao fogo e deixar ferver durante meia hora ou então deixar de molho (picado) por dois dias.
Aplicação: Coar o caldo obtido e pulverizar as plantas atacadas.

Fumo (NICOTINA)
Indicação - a nicotina contida no fumo é um excelente inseticida, tendo ação de contato contra pulgões, tripes e outras pragas. Quando aplicada como cobertura do solo, pode prevenir o ataque de lesmas, caracóis e lagartas cortadeiras, porém, pode prejudicar insetos benéficos ao solo como as minhocas. O fumo em pó sobre os vegetais é um defensivo contra pragas de corpo mole, como lesmas e outras, sendo menos tóxico se empregado nesta forma. Na agricultura orgânica seu emprego deve ser precedido de autorização do órgão certificador.
Características - a calda pronta pode ser acrescida de sabão e cal hidratada, melhorando a sua atividade e persistência na folha. Quando a nicotina é exposta ao sol, diminui sua ação em poucos dias. A adição de algumas gotas de fenol, é recomendada para manter suas características iniciais. A colheita do vegetal tratado deve ser feita, somente 3 dias após a aplicação do fumo. Não deve ser empregado o fumo em plantas da família da batata ou tomate (Solanaceae). O tratamento com concentrações acima do recomendado pode causar danos para muitas plantas. A nicotina bem diluída apresenta baixo risco para o homem e animais de sangue quente e 24 horas depois de pulverizada, torna-se inativa. No entanto, em elevada concentração é tóxica para o ser humano e pode afetar os inimigos naturais. O seu preparo e aplicação requerem cuidados. No caso de hortaliças e medicinais, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 3 dias antes do consumo. Devido ao seu alto poder inseticida, o seu emprego na agricultura orgânica é bastante restrito.
Receita 1 - para controle de pulgões, cochonilhas, grilos, vaga-lumes.
Ingredientes: 15 a 20 cm de fumo em corda e água. Preparo: Coloque o fumo em corda deixando de molho durante 24 horas, com água suficiente para cobrir o recipiente. Aplicação: Para cada litro de água, use 5 colheres (de sopa) dessa mistura, usando no mesmo dia.
Receita 2 - controle de lagartas e pulgões em plantas frutíferas e hortaliças.
Ingredientes: 100g de fumo em corda, 1 litro de álcool e 100g de sabão. Preparo: misture 100g de fumo em corda cortado em pedacinhos com 1 litro de álcool. Junte 100g de sabão e deixe curtir por 2 dias. Aplicação: para pulverizar plantas utilize 1 copo do produto em 15 litros de água.
Receita 3 - controle de vaquinhas, pulgões, cochonilhas, lagartas.
Ingredientes: 1 pedaço de fumo em corda (10 - 15 cm); 0,5 litros de álcool; 0,5 litros de água e 100g de sabão em barra. Preparo: corte o fumo em pequenos pedaços e junte a água e o álcool. Misture em um recipiente deixando curtir durante 15 dias. Decorrido esse tempo, dissolva o sabão em 10 litros de água e junte com a mistura já curtida de fumo e álcool. Aplicação: pode ser aplicado com pulverizador ou regador. No caso de hortaliças, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 3 dias antes da colheita.
Receita 4 - controle de pulgões, vaquinhas, cochonilhas.
Ingredientes: 20 colheres (sobremesa) de querosene, 3 colheres (sopa) de sabão em pó, 1 litro de calda de fumo e 10 litros de água. Preparo e Aplicação: para o preparo da água de fumo coloque 20 gramas de fumo de rolo bem forte e picado em 1 litro de água, fervendo essa mistura durante 30 minutos. Após, coá-la em pano fino, adicione 3-4 litros de água limpa e utilize o produto obtido no mesmo dia. Em seguida, aqueça 10 litros de água e junte 20 colheres (sobremesa) de querosene e 3 colheres (sopa) de sabão em pó. Deixe esfriar em temperatura ambiente e adicione então 1 litro de calda de fumo.
Receita 5 - controle de pulgões, lagartas e tripes.
Ingredientes: 1,0 kg de folhas trituradas de fumo em 15 litros de água por 24 horas. Preparo: a solução é coada e adicionada um pouco de sabão. Aplicação: pulverizada conforme a receita acima ou no solo na forma de pó feito com folhas secas ou pedaços de folhas colocadas no chão em cobertura.
Receita 6 - Controle de Pulgões
100 g de fumo de rolo picado + 1/2 litro de álcool.Repousar por 24 hs.Coar e misturar com 10 litros de água.
Receita 7 – Controle de Pulgões
50 g de fumo de rolo picado + um punhado de pimenta malagueta picada + 1 litro de álcool + 250 g de sabão de coco em pó. Coloque o fumo + pimenta no álcool. Deixe descansar 1 semana.Coe e dilua em 10 litros de água + o sabão.
Receita 8 – Controle de Pulgões
1 kg de cebolas picadas + 10 litros de água. Curtir por 10 dias.Coe e junte + 10 litros de água.
Receita 9 – Controle de Pulgões
Amasse 5 dentes de alho grandes, com casca + 3 colheres de sopa de sabão de coco em pó + 1 litro de água. Ferva tudo. Deixe esfriar e coe. Acrescente 2 litros de água.

NEEM (Nim) (Azadirachta indica)
Indicação: O Neem é indicado no controle de pragas de hortaliças, traças, lagartas, pulgões e gafanhotosa e repelente de pragas em geral. É uma das plantas de maior potencial no controle de pragas, atuando sobre 95% dos insetos nocivos. Já é utilizada comercialmente em vários países do mundo. Pragas de hortaliças, traças, lagartas, pulgões, gafanhotos, etc. Recomendada como inseticida e repelente de pragas em geral. É uma das plantas de maior potencial no controle de pragas, atuando sobre 95% dos insetos nocivos. Já é utilizada comercialmente em vários países do mundo. Tem como princípio ativo Azadiractina, podendo ser aproveitado as suas folhas e frutos para extrair esse ingrediente ativo de largo emprego inseticida. Nas doses recomendadas é um produto sem efeitos de toxicidade ao homem e aos animais. Tem como princípio ativo a Azadiractina, podendo ser aproveitado as suas folhas e frutos para extrair esse ingrediente ativo empregado como inseticida. É um produto sem efeitos de toxicidade ao homem e aos animais, desde que utilizado nas dosagens recomendadas.
Receitas - Óleo de Nim é empregado na dosagem de 0,5% (0,5 litro em 100 litros de água) pulverizado sobre as folhagens e frutos. No caso do emprego de sementes, o procedimento é o seguinte: 25-50 g de sementes moídas (amarradas em um pano); 1 litro de água, deixando repousar por 1 dia. Indicação: lagarta do cartucho, lagarta das hortaliças, gafanhoto. 5 Kg de sementes secas e moídas; 5 litros de água e 10 g de sabão. Colocar os 5 quilos de sementes de Neem moídas em um saco de pano, amarrar e colocar em 5 litros de água. Depois de 12 horas, espremer e dissolver 10 gramas de sabão neste extrato. Misture bem e acrescente água para obter 100 litros de preparado. Aplique sobre as plantas infestadas, imediatamente depois de preparado. O prensado de Neem pode ser utilizado misturando-se com o solo na base de 1 a 2 t/ha. Esta medida protege as berinjelas contra minadoras e tomates contra nematóides e septorioses.
No caso do emprego de sementes, o procedimento é o seguinte: - 25-50 g de sementes moídas (amarradas em um pano) dentro de 1 litro de água. Deixar repousar por 1 dia.
Usar para controle de lagarta do cartucho, lagartas das hortaliças, gafanhoto.
Colocar os 5 quilos de sementes de Neem moídas em um saco de pano, amarrar e colocar em 5 litros de água. Depois de 12 horas, espremer e dissolver 10 gramas de sabão neste extrato. Misture bem e acrescente água para obter 100 litros de preparado. Aplique sobre as plantas infestadas, imediatamente depois de preparado.

Pimenta Malagueta
Os frutos da pimenta (Capsicum annuum) são repelentes de pulgões, cochonilhas e insetos em geral.
Indicação - a pimenta (vermelha ou malagueta) pode ser empregada como um defensivo natural em pequenas hortas e pomares. Tem boa eficiência quando concentrada e misturada com outros defensivos naturais, no combate a pulgões, vaquinhas, grilos e lagartas. Obedecer a um período de carência mínima de 12 dias da colheita, para evitar obter frutos com fortes odores.
Protocolo:
Coloque a pimenta em uma vasilha e soque-a até triturar bem. Cubra com água e deixe descansar de um dia para o outro. No dia seguinte, mexa bem e coe em um pano ralo ou coador para não entupir o pulverizador.
Receita 1 - ingredientes: 50 g de fumo de rolo, picado + 1 punhado de pimenta vermelha + 1 litro de álcool + 250 g de sabão em pó. Preparo: dentro de 1 litro de álcool, coloque o fumo e a pimenta, deixando essa mistura curtir durante 7 dias. Para usar essa solução, dilua o conteúdo em 10 litros de água contendo 250 gramas de sabão em pó dissolvido ou então, detergente, de modo que o inseto grude nas folhas e nos frutos. No caso de hortaliças e medicinais, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.
Receita 2 - ingredientes: 500 g de pimenta vermelha (malagueta) + 4 litros de água + 5 colheres (sopa) de sabão de coco em pó. Preparo: bater as pimentas em um liquidificador com 2 litros de água até a maceração total. Coar o preparado e misturar com 5 colheres (sopa) de sabão de coco em pó, acrescentando então os 2 litros de água restantes. Aplicação: pulverizar sobre as plantas atacadas.

Urtiga
Indicação - planta empregada na agricultura orgânica, principalmente na horticultura para aumentar a resistência e no combate a pulgões.
Preparo e aplicação - Ingredientes: 500 g de urtiga fresca ou 100g de urtiga seca e 10 litros de água. Preparo: Colocar 500 gramas de urtiga fresca ou 100 gramas de urtiga seca em 10 litros de água por dois dias ou então deixar curtir por quinze dias. Aplicação: a primeira forma de preparo para aplicação imediata sobre as plantas atacadas. A segunda deve ser diluída, sendo uma parte da solução concentrada para 10 partes de água.
Macerado de urtiga: 100 g de urtiga previamente secas por 7 dias. Colocar em 10 litros de água macerando por 8 dias. Juntar mais 100 litros de água após coar.

Capuchinha
Flores e folhas da capuchinha (Tropaeolium majus) repelem insetos como os pulgões.
Protocolo:
Plante a capuchinha perto de árvores frutíferas e de outras plantas.

Cebola
A cebola (Allium cepa) controla lagartas em beterrabas, broca e ferrugens em plantas, também combate pulgões:
Protocolo:
Corte a cebola em fatias ou bata no liquidificador com água. Adicione meio litro de água. Borrife a mistura sobre as plantas 2 vezes ao dia num intervalo de 5 dias.
Plante cebola perto da planta lantana ou cambará para repelir brocas.

Cinamomo
As folhas do Cinamomo (Melia azedarach) são inseticidas contra gafanhotos e seus frutos combatem pulgões.
Protocolo:
Deixe as folhas de molho em água fervente por cerca de 10 minutos e, em seguida, pulverize.
No caso de utilização dos frutos, corte-os e deixe de molho em uma solução com 50% de água e 50% de álcool durante 24 horas. Coe e pulverize em seguida.

Coentro
A erva denominada como coentro (Coriandrum sativum) tem combate a ácaros e pulgões conforme a receita abaixo:
Protocolo:
Moa as sementes e polvilhe-as sobre as plantas e o solo.

Manjericão
O manjericão (Oncimum basilicum) é um bom repelente de moscas e mosquitos se plantado perto da casa e é ótimo contra o besouro-da-batata.
Protocolo:
Para combater pulgões e outros insetos, deixe as folhas em água fria por 24 horas, em seguida, coe e pulverize a solução.

Fruto do conde ou Pinha
A fruta-do-conde ou pinha (Annona squamatosa) tem ação contra brocas, cochonilhas e pulgões através de suas sementes e raízes.
Protocolo:
Triture as sementes ou raízes e espalhe sobre os locais infestados.

Sabão e suas Misturas:
Indicação - o sabão (não detergente) tem efeito inseticida e quando acrescentado em outros defensivos naturais pode aumentar a sua efetividade. O sabão sozinho tem bom efeito sobre muitos insetos de corpo mole como: pulgão, lagartas e mosca branca. A emulsão de sabão e querosene é um inseticida de contato, que foi muito empregado no passado, contra insetos sugadores, sendo indicada para combate aos pulgões, ácaros e cochonilhas. Características de emprego: o preparo mais comum consiste em dissolver, mexendo bem, 50 gramas de sabão (picado) para 2 até 5 litros de água quente. A solução feita com sabão tem boa adesividade na planta e no inseto praga. Pulverizar sobre as folhagens e pragas. Nas plantas delicadas e árvores novas, no verão ou períodos quentes, utiliza-se a solução de sabão e querosene bem diluída, ou seja, uma parte para 50 a 60 partes de água. Depois de preparada a emulsão deve ser aplicada dentro de um ou dois dias, para evitar a separação do querosene, o que acarretaria queimaduras nas folhagens. No inverno, em plantas caducas, utilizam-se dosagens mais concentradas, assim como a pincelagem do tronco contra cochonilhas.
Receita para o combate de pulgões, cochonilhas e lagartas.
Ingredientes: 1 colher (sopa) de sabão caseiro + 5 litros de água.
Preparo: utilize uma colher (sopa) de sabão caseiro raspado e misture em 5 litros de água agitando bem até dissolver o mesmo.
Aplicação: essa calda deve ser aplicada sobre as plantas com o auxílio de pulverizador ou regador.
Receita para o combate a pulgões, ácaros, brocas, moscas da fruta e formigas.
Ingredientes: 1 kg de sabão picado + 3 litros de querosene + 3 litros de água.
Preparo: derreta o sabão picado numa panela com água. Quando estiver completamente derretido, desligue o fogo e acrescente o querosene mexendo bem a mistura.
Aplicação: em seguida, para a sua utilização, dissolva 1 litro dessa emulsão em 15 litros de água, repetindo a aplicação com intervalos de 7 dias. No caso de hortaliças e medicinais, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.
Receita como inseticida de contato para sugadores: ácaros, pulgões e cochonilhas.
Ingredientes: 500 g de sabão + 8 litros de querosene + 4 litros de água.
Preparo a quente: ferver e dissolver o sabão picado em 4 litros de água. Retirar do fogo e dissolver vigorosamente 8 litros de querosene, com a mistura ainda quente. Mexer vigorosamente a mistura quente, até formar uma emulsão perfeita.
Aplicação: diluir para cada parte do produto 10 a 60 partes de água.
Receita para o combate de pulgões, cochonilhas e lagartas.
Ingredientes: 1 colher (sopa) de sabão caseiro + 5 litros de água.
Preparo: utilize uma colher (sopa) de sabão caseiro raspado e misture em 5 litros de água agitando bem até dissolver o mesmo.
Aplicação: essa calda deve ser aplicada sobre as plantas com o auxílio de pulverizador ou regador.
Extrato de fumo no controle de pulgões
Insetos que sugam seiva das plantas. Existem de diversas cores. A maioria é desprovida de asas e vive em colônias.
Protocolo:
Pulverize com extrato de fumo.
O extrato de fumo deve ser preparado da seguinte forma: Coloque um pouco do fumo de rolo picado em uma tigela e cubra com álcool (líquido ou gel) Quando o fumo tiver absorvido todo o álcool, coloqeu novamente um pouco de álcool diluído em água. Deixe por 48 horas em local fresco.
Torça o preparado em um pano ralo e guarde-o em uma garrafa em local escuro.
Pulverize este extrato sobre toda a folha para espantar pulgões. Se desejar também combater cochonilhas, na hora de usar, misture cerca de um copo desse líquido com 100g de sabão neutro derretido em água quente. Acrescente mais 10 litros de água, coe e pulverize.
Fumo:
É um excelente inseticida natural contra pulgões, cochonilhas e tripes.
Protocolo:
Pique o fumo (ideal é o fumo de rolo, não utilize o de cigarros). Deixe-o recoberto com água por 24 horas. Retire o líquido e misture-o com 4 partes de água. Use em pulverizadores.

Tomateiro
As folhas e o caule do tomateiro (Lycopersicum esculentum) têm ação inseticida contra diversos insetos, inclusive pulgões.
Protocolo:
Há duas formas de preparo: ferva as folhas e caules em água e deixe esfriar ou coloque as folhas de molho em água fria por 24 horas. Qualquer uma das misturas deve ser pulverizada sobre as plantas.

10 comentários:

Anônimo disse...

NOSSA MUITOO LEGAL O BLOG SOBRE OS PULGÕES MEU PQ EU NEM SABIA OQ ERA ISSO NUNCA TINHA OUVIDOO FALAR SOBRE ESSE BICHINHOO AI MH PROFESSORA DE CIÊNCIAS MANDOUU A GENTE FAZER UM TRABALHO SEBRE OS PULGÕES AIII MEU O BLOG ME AJUDOUUU MUITOO MUITOO MASSA ESSE BLOG E VALEW POR TEREN FEITOO ELE PQ ME AJUDOUU PRA CARAMBA..!
OBRIGADOOO..!!
E ESPEROO QUE EU TIREE UMA NOTA BOA RSRSRRSRS
BEIJOS...!!!

JÚH disse...

nossa muitooo legal esse blog
me ajudou pakas tb no meu trabalhoo
valew aii pessoal
Beijos..!!

Evandro disse...

Reeditado caro anonimo!!! falha, corrigida.

Anônimo disse...

Pulgões malditos! Fizeram minha hortelã ficar feia, murchinha, coitada! Essas pragas aparecem do nada, ninguém merece. Obrigada pelas informações.

Izabel Educadora Séria disse...

Oi Evandro!!
Colega... também sou biologa ou melhor professora de Biologia! Obrigada pela sua dica, eu vi meu neném cheio de pulgões, fui radical cortei as brotações e pulverizei água com alcool e espero que ele fique bem!
Vou te adcionar como favorito!
Um beijo
Izabel

Anônimo disse...

Parabens pelo seu trabalho em ajudar-nos com seus conhecimentos,vou aplica-los na minha chacara.Continue com essa dedicaçao a natureza. Obrigada, Mara - Franca-SP

Anônimo disse...

[url=http://www.footballravensprostore.com/jacoby_jones_jersey_super_bowl]Jacoby Jones Jersey[/url] emurbursofs
[url=http://www.49ersonlineofficialstore.com/randy_moss_jersey_super_bowl]Randy Moss Jersey[/url] TynckeyncBype
[url=http://www.footballravensprostore.com/haloti_ngata_jersey_super_bowl]Haloti Ngata Jersey[/url] Proonseorek

Anônimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casino bonus[/url] brake the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casino[/url] unshackled no store hand-out at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]casino games
[/url].

Anônimo disse...

Vd VoK Vh MftLa Mbb http://careers.cnetg.com/fckeditor/LouisVuittonbagsforsale.aspx svWz mnP kdNm GytHp [url=http://careers.cnetg.com/fckeditor/LouisVuittonbagsforsale.aspx]Louis Vuitton sale[/url] Og KcN Ax ExzKh Pgl http://austinandrew.co.uk/fckeditor/LouisVuittononline.aspx qzKy smR bnKu QfqDx [url=http://austinandrew.co.uk/fckeditor/LouisVuittononline.aspx]Louis Vuitton Bag[/url] Dy HqZ Is JfsBu Xqa http://gateway.recruitment-websites.co.uk/fckeditor/LouisVuittonOutlet.aspx dmJb xpK fzQf HwlMj [url=http://gateway.recruitment-websites.co.uk/fckeditor/LouisVuittonOutlet.aspx]Louis Vuitton bag for women[/url] Wv YlY Sv YmzUz Xrq http://future-select.co.uk/fckeditor/LouisVuittonbags.aspx tbDd tyK urXh WmhCl [url=http://future-select.co.uk/fckeditor/LouisVuittonbags.aspx]Louis Vuitton sale[/url] Po EbW Wp VcjZe Twv http://bidsolutions.co.uk/fckeditor/LouisVuitton.aspx qeZl dwX auXy YncUh [url=http://bidsolutions.co.uk/fckeditor/LouisVuitton.aspx]Louis Vuitton Handbag[/url] Sp FgP Em YprAk Owx http://etpm.co.uk/fckeditor/LouisVuittonsale.aspx jtCv fbU elLn DdnPs [url=http://etpm.co.uk/fckeditor/LouisVuittonsale.aspx]Louis Vuitton bag for women[/url] Gi VcE Pf FogDl Ent http://www.doremo.jp/images/upload/File/gucci.php biOk koQ wwKu XgdPi [url=http://www.doremo.jp/images/upload/File/gucci.php]グッチ バッグ[/url] Ua GwC Ss QptPw Itb http://bromak.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbag.aspx kaHx ktP whRu TpjDi [url=http://bromak.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbag.aspx]Louis Vuitton sale[/url] Mu AdD Td DnfOa Ore http://recruitment-software.co.uk/features/LouisVuittonbagforwomen.aspx onEl fiN dyIc BqjOs [url=http://recruitment-software.co.uk/features/LouisVuittonbagforwomen.aspx]Louis Vuitton bag for women[/url] As IvJ Qs TccGz Gne http://www.yellowcatrecruitment.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbagsale.aspx ecXo bgU wbMp GofLd [url=http://www.yellowcatrecruitment.co.uk/fckeditor/LouisVuittonHandbagsale.aspx]Louis Vuitton sale[/url] Us RyG Xb LghRr Pru http://www.doremo.jp/gucci.php mqDh jxP kwHo PktNz [url=http://www.doremo.jp/gucci.php]グッチ バッグ[/url] Pq ByN Sw HyzXq Qrm http://www.clementmay.com/fckeditor/cheapLouisVuitton.aspx enLc zzQ jsZs KyrQh [url=http://www.clementmay.com/fckeditor/cheapLouisVuitton.aspx]Louis Vuitton Bag[/url]

Anônimo disse...

Comer folhas de ruculo com pontos brancos pulgões faz mal? lavei e coloquei um produto durante 15min. depois tomei suco de limão para ajudar o que fazer faz mal?