12.7.08

Porangaba

Nome Científico: Cordia Salicifolia; Cordia Ecalyculata.
Família: Boraginaceae.
Nome botânico aceitável: Cordia ecalyculata Vell.

Outros Nomes: Cafezinho do Mato; Chá de Bugre. Bugrinho, cafezinho, chá-de-soldado, laranjinha-do-mato, caraiba, café-de-bugre, chá-de-frade, louro-salgueiro, rabugem.

A porangaba é uma pequena árvore com cerca de até 8 m de altura, mais comumente encontrada nos estados de Minas Gerais, Goiás e Bahia.

Propriedades Medicinais:
Indicações: diarréia, emagrecer abdômen, inchaço das pernas, obesidade, pernas inchadas, reumatismo, cárdio-tônica, diurético (forte, sem soltar o intestino), energética, refrigerante, tônico.
Planta extremamente conhecida e utilizada tradicionalmente pela fitoterapia brasileira, principalmente como diurético, febrífugo e estimulante circulatório. No tratamento popular é usada como tônico.

Recentemente esta planta tem sido explorada comercialmente aproveitando os modismos de "tomar cápsulas e chás para emagrecer". A quantidade de informações superficiais e errôneas que o mercado libera para atingir suas finalidades de venda também vem crescendo.
Alguns produtos anunciados - cápsulas para emagrecer - são simplesmente folhas da planta pulverizadas.
Existem poucas pesquisas sobre os efeitos desta planta. Os registros são, na sua maioria, resultantes de observações clínicas, isto é, de resultados obtidos com a sua utilização prática sem, no entanto, haver controle ou análise estatísticas que validem estas observações.
Pesquisas recentes no Japão identificaram ação antiviral no caso de herpes.
O chá-de-bugre tem sido utilizado como diurético e auxiliar no tratamento contra a obesidade, pois parece apresentar um efeito redutor do apetite. É uma planta rica em substâncias amargas e cafeína. Além disso, como já dissemos, tem marcante ação diurética.
Portanto, a porangaba (a planta) pode ser usada como coadjuvante em um tratamento para emagrecer. Observe: pode ser usada e como coadjuvante, isto é, como um dos itens componentes de um tratamento, porque possui características que auxiliam o processo de recuperação do peso normal.
NÃO EXISTE PLANTA QUE FAÇA EMAGRECER! Isto significa que nenhum chá tomado isoladamente trará resultados positivos na redução do peso.

Nenhum comentário: