12.7.08

Orientações gerais para a execução de viveiro de espécies da Mata Atlântica

O viveiro de mudas poderá ser adquirido em empresa especializada, ou feito artesanalmente com material da propriedade (Bambú, madeira) e sombrite, reduzindo os custos. Sua estrutura poderá ter, inicialmente, pequena dimensão, cerca de 30m2, e posteriormente, caso necessário, ser ampliado. O solo deverá ser nivelado e forrado com brita.
As mudas poderão ser adquiridas em viveiros idôneos ou serem produzidas com sementes colhidas na região. A coleta de sementes pode ser feita durante o ano todo, visto que existe floração e frutiificação durante todo o período. Após a coleta as sementes deverão ser identificadas e, se preciso, receber o tratamento adequado, utilizando-se processos químicos, físicos (escarificação mecânica) ou mesmo a simples quebra de dormência, necessária para a germinação. Após o devido processamento e separação, as sementes devem ser colocadas para germinar em solo gordo, em canteiros ou em saco plástico. O tempo para o plantio definitivo irá depender da espécie.

Preparo de Solo e Plantio
Com a muda pronta e ambientada, a área deverá ser covada e adubada, com antecedência. A dimensão da cova irá depender do tamanho da muda, mas uma cova de 50x50x50 cm, é adequada para quase todas as espécies. O espaçamento entre as mudas deverá respeitar as particularidades de cada espécie.
A cova deverá receber 100 gramas de farinha de osso, 100 gramas de calcário dolomítico e 20 litros (1 balde) de esterco animal curtido ou composto. Após período de 30 a 60 dias do preparo da cova, deve-se proceder com o plantio das mudas.
A muda deve ser plantada de modo que o nível do colo da planta ou do torrão fiquem no mesmo nível ou até cinco cm acima do nível do solo, para evitar possível “afogamento”.
Nesta ocasião deve-se fazer o tutoramento da mesma, utilizando bambu ou ripa de madeira e barbante. Após o plantio deve-se certificar que a muda seja molhada – em abundância.Após o plantio, procede-se a cobertura da cova com capim seco sem semente ou material similar, com objetivo de manter umidade no solo, diminuir a necessidade de irrigação e a incidência de mato. Após o plantio, a irrigação deverá ser efetuada com gasto de 20 a 30 litros de água por planta duas vezes por semana até o completo pegamento.
Conforme a necessidade, deve-se fazer o controle de pragas e doenças, capinas e desbrota, sempre seguindo recomendações técnicas.
O ataque de formigas cortadeiras pode causar sérios prejuízos e deve ser constantemente monitorada e quando preciso, controlada.
Após o pegamento da muda, deve-se fazer as adubações de cobertura, com composto orgânico ou esterco curtido. Nas plantas adultas, as adubações devem ser feitas na projeção da copa.
Fonte:www.ufla.com.br

Nenhum comentário: