12.7.08

Gramados

Grama Mato Grosso

Nome Científico: Paspalum notatum Flüegge
Família: Gramineae
Planta herbácea de 15 a 30 cm de altura de folhas lineares, muito pilosas e alongadas. Planta muito rústica se adapta bem a grandes áreas verdes, de solos secos e inférteis. Em relação às outras gramas, sua aparência é mais grosseira. Deve ser plantada a sol pleno pois não resiste à sombra. Quando colocada em locais sombreados, começa a perder as folhas e deixar o solo descoberto até que a grama desapareça totalmente. Produz grande quantidade de massa verde o que contribui muito para seu desenvolvimento em solos pobres. Seu crescimento no verão é abundante o que torna a manutenção um pouco mais cara que outros tipos de grama. É apresentada em placas irregulares retiradas com enxada no local de produção o que faz com que seu plantio seja mais demorado e menos uniforme, assim como seu fechamento. Devido à isso é muito susceptível à infestação de ervas daninhas na época de pegamento. É muito utilizada para controle de taludes e açudes devido ao seu baixo custo de implantação.
Suas principais vantagens são:
- Grande rusticidade
- Baixo custo
- Resistência à seca
- Adapta-se à solos pobres
Algumas desvantagens:
- Crescimento (menor intervalo de corte)
- Susceptível à incidência de pragas
- Apresentação para o plantio


Grama São Carlos

Nome Científico: Axonopus compressus Beauv.
Família: Gramineae
Planta rasteira, de origem Brasileira, com 10-20 cm de altura. Possui folhas lisas, perenes e lineares. De formação muito densa e de um tom de verde muito ornamental, essa grama se adapta a locais de meia sombra ou a sol pleno. Tolera também locais úmidos e frios. Apresenta pouca resistência à seca, não sendo então muito recomendada para áreas rústicas e sem irrigação. Deve ser plantada em solos férteis, pois não se desenvolve bem em solos pobres como outros tipos de grama. Para manter um bom aspecto a grama deve ser cortada freqüentemente a fim de que não forme muita massa verde. Em certas regiões tem se notado muitos problemas de caráter fitossanitário, o que torna seu plantio arriscado, pois a grama nunca atingirá o nível adequado. Apresenta alta resistência ao pisoteio. Sua apresentação é em rolos de 0.5 m² facilitando o plantio e sua formação. Seu custo é o maior dentre as gramas apresentadas.
Vantagens da Grama São Carlos:
- Tolera sombra; frio e umidade.
- Suporta pisoteio
- Rápido fechamento
- Fácil plantio
Desvantagens:
- Não se adapta a solos pobres e regiões secas
- Pode apresentar doenças e pragas, dependendo da Região.
- Manutenção alta para manter o gramado bonito (pequeno intervalo de corte)


Grama Esmeralda

Nome científico: Zoysia japonica Steud.
Família: Gramineae
Planta herbácea de 10-20 cm de altura, originária do Japão, é uma das gramas mais difundidas no Brasil hoje em dia. Suas folhas são em forma de lança, pequenas e estreitas muito densas e pilosas. Graças à sua grande densidade, forma um tapete verde muito uniforme e ornamental. Deve ficar a sol pleno, mas tolera um pequeno período de sombra. Em locais muito sombreados, a vegetação fica rala e estiolada. É muito recomendada para gramados residenciais e áreas verdes nobres, apresenta média resistência ao pisoteio e não exige podas muito freqüentes, o que barateia a manutenção. Sua grande densidade também é responsável pela baixa incidência de ervas daninhas, que acabam aparecendo apenas perto da época do plantio, diminuindo depois conforme a grama vai adensando. Outra grande vantagem é a sua apresentação: Placas (Tapetes) de 0.5m² e, devido a essa configuração seu gramado fica praticamente pronto no final do plantio.Suas Principais vantagens são:
- Grande efeito ornamental
- Baixo índice de infestação de plantas daninhas
- Apresentação
- Facilidade de plantio
- Baixa manutenção
- Alta resposta à adubação nitrogenada.


Grama Japonesa

Nome científico: Zoysia tenuifolia Trin.
Família: Gramineae
Originária das Ilhas Mascarenhas, medindo de 15-30 cm, esta gramínea tem folhas muito finas e macias, que lhe confere um aspecto de veludo. Deve ser plantado a pleno sol, não sendo recomendado seu plantio em locais sombreados. Seu crescimento é lento em relação às outras gramas. Este tipo de grama é muito utilizado em jardins japoneses. É pouco resistente ao pisoteio e tem o inconveniente de se não cortada freqüentemente, enrugar o gramado, ficando com um aspecto muito feio.
Necessita de irrigação freqüente e solos bem férteis, não servindo, portanto para plantio em áreas rústicas. É vendida em placas que tornam o seu plantio rápido.

Nenhum comentário: