12.7.08

Arborização Urbana

Na cidade de São Paulo a importância da arborização urbana é potencializada em virtude da grande carência de áreas verdes: em muitos bairros o espaço disponível para o plantio de árvores se limita a calçadas, pois o estoque de terrenos destinado à implantação de parques e praças se esgotou, como conseqüência da ocupação por favelas ou mesmo da sua utilização para outros fins, pelo próprio poder publico.
Nas ultimas cinco décadas o município de São Paulo vem sendo impermeabilizado por cimento e asfalto, numa ocupação desenfreada que se expandiu, sem planejamento, para a periferia, destruindo as matas nativas e as áreas verdes. Só nos últimos 13 anos a capital perdeu 30% da cobertura vegetal, a temperatura aumentou, e a qualidade de vida piorou.
Estes são os primeiros dados do projeto Atlas Ambiental do Município de São Paulo, que vem sendo feito por professores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Botânica da secretaria do Meio Ambiente do Estado. Paralelamente o projeto Biota/FAPESP esta integrado ao Projeto Atlas.
Outro projeto de grande relevância para o município de São Paulo é o Projeto Pomar, que tem como objetivo reintegrar o Rio Pinheiros à cidade por meio de parceria da Secretaria do Meio Ambiente com 11 empresas. Já foram arborizados 14km da margem do rio, o que melhora o paisagismo e gera empregos para população.
Na área de arborização urbana, já foram identificados alguns problemas, tais como, o uso de várias espécies – quaresmeiras, ligustro, sibipiruna, espatódea, paineira e oiti – das quais só a paineira é nativa de São Paulo. A Avifauna só retornará para região se houver ampliação da diversidade vegetal. O uso de erronio de árvores prejudica as vias públicas, danificando fios elétricos, calçadas e vias, impedindo o trafego de automóveis e pedestres. A poda inadequada, a depredação e a poluição, são os principais fatores que levam a morte das árvores da cidade. A perda da eficiência da iluminação pública, entupimento de calhas e bueiros e danos aos muros e telhados, são outros problemas. Não há estimativa de quantas árvores o município possui, nem quais são todas as espécies utilizadas. Muitas são plantadas por moradores, o que dificulta a obtenção de dados.
Entretanto há diversos aspectos positivos como: a importância da árvore como filtro ambiental, reduzindo os níveis de poluição do ar através da fotossíntese; as cortinas vegetais são capazes de diminuir o teor de poeira e propagação de sons; equilíbrio da temperatura ambiente; redução da velocidade dos ventos; redução do impacto das chuvas; constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidade; a harmonia paisagística e ambiental do espaço urbano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello would you mind stating which blog platform you're using? I'm going to start my own blog in the near future but I'm having a hard time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I'm looking
for something unique. P.S Apologies for being
off-topic but I had to ask!

Take a look at my blog post ... canine cataracts