8.12.06

Abiu ou abieiro

Nome popular: abieiro
Nome científico: Lucuma caimito (Ruiz & Pav.) Roem & Schult.
Família botânica: Sapotaceae
Origem: Peru - Região Amazônica.

O abiu é fruto do abieiro, uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá, tutiribá, sapoti etc. Originária do Peru acha-se perfeitamente aclimatada em nosso país. O abieiro é uma planta tropical, originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da parte amazônica brasileira. A árvore e seu fruto, o abiu, são facilmente encontrados na forma silvestre por toda a Amazônia: alguns exemplares do abieiro fazem até parte da arborização urbana da região enfeitando praças de Manaus, sendo também encontrados nas cercanias de Belém. Apesar de ser mais conhecido na Amazônia, o abieiro cresce e frutifica em quase todo o Brasil litorâneo, por onde se espalhou sem pedir licença.

Características da planta: Árvore de até 10 m de altura, tronco de casca áspera, copa densa e esgalhada. Folhas lisas e brilhantes. Flores de coloração: amarelo-avermelhada.
Fruto: De forma ovóide ou esférica, coloração amarela, casca lisa, apresentando látex leitoso que coagula em contato com ar. A polpa é translúcida, branca ou amarelada, mucilaginosa e doce. Encerra em seu interior de 1 a 4 sementes lisas e pretas.
A forma da fruta difere bastante de uma variedade para outra, podendo ocorrer frutos inteiramente redondos, ovais e alongados, todos eles do tamanho aproximado de um ovo grande de galinha ou de pata. Sua superfície é lisa e contém uma polpa gelatinosa, branca ou amarelada, às vezes adocicada, às vezes sem sabor e, às vezes, para o prazer de muitos, dulcíssima.
Para Eurico Teixeira, o abiu, além de delicioso, muitas vezes se transforma em verdadeiro símbolo da pátria por levar, como bandeira, suas cores principais -o verde e o amarelo - pois algumas variedades apresentam sobre a casca amarela várias estrias verdes, que riscam o fruto no sentido longitudinal.

Propriedades Culinárias:
A fruta é aproveitada quase sempre in natura podendo, porem, ser conservada até uma semana, quando refrigerada, ou então, processada como geléia.

Outras Utilidades:
Como fruta fresca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável. Por outro lado, esse mesmo látex e um outro - que sai da casca da árvore - são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros.

Propriedades Medicinais:
Sem uso na liturgia, tem folhas curativas; a parte inferior desta, colocada nas feridas, ajuda a superar; se inverter a posição das folhas, a cura será apressada.
A casca da árvore cozida tem efeito cicatrizante.
Utilidades Medicinais:
Inflamações - Aplicar localmente cataplasma do azeite extraído das sementes.
Otite - Pingar algumas gotas do azeite do caroço do abiu, morno, Infelizmente este azeite não é fácil achar no mercado.Pulmões, doenças crônicas do - Fazer refeições com a polpa do abiu cozida em água e sal. Utilizar morno, inclusive o caldo, ao qual se pode adicionar mel. Este caldo com mel pode ser tomado ao longo do dia, às colheradas.
Cultivo: Cresce espontaneamente na Amazônia, adaptando-se para cultivo nas regiões litorâneas do Oiapoque (AP) até Santos. Cultivada em quase todo o país, prefere solos profundos e humosos. Multiplica-se por sementes, produzindo 200 frutos por árvore, podendo atingir até 1.000 frutos.
O cultivo do abieiro é aparentemente simples, exigindo pouca fertilidade da terra e poucos cuidados, exceto quando a planta ainda é nova.
Com 3 anos de idade inicia a frutificação, que se avoluma bastante a partir do quinto ano. Sendo o abiu fruto generoso, de árvore bonita e de abundante frutificação, basta um único abieiro num quintal caseiro para suprir toda uma família, seus agregados e vizinhos, da delicadeza dos sabores da fruta.
Apesar de todas as suas excelências e qualidades, o abieiro permanece, no Brasil, como árvore frutífera de quintal e de pomares não-comerciais.

Fontes: Internet.

7 comentários:

gilberto souza pinto disse...

tenho 60 anos de idade, e na minha infancia meu pai plantou um pé de abiu no quintal, eu adorava saborear aquelas frutas. os tempos passaram e eun sempre fiquei com a saudade encrustata na ternura e sinceridade daquela saborosa fruta.Gostaria de saber onde encontrar uma muda para deixar para os meus filhos e netos. desde ja fico bastante agradecido. (gisopi@hotmail.com) fone 14 33515743 piraju são paulo

Anônimo disse...

Olá!
tenho 23 anos e sou do rj estou a procura de uma muda de pé de abiu.Saberia me informar como e onde eu consigo? (enf_gabrielle@yahoo.com.br).
Obrigada, Gabrielle

Anônimo disse...

estou procurando um adubo especial para o pé de abio q tenho
vlw

Anônimo disse...

Eu tenho na casa de meus pais uma arvore quase que centenária. Agora está produzindo pouco, mas posso arrumar algumas sementes. Meu mail é lauretti@netscape.net

Unknown disse...

Qual é a melhor época do ano para se fazer a poda do abieiro?

Antonio Carlos disse...

Flortuna plantas tem sementes do roxo e do branco/verde. 21 24544312

marcos deserto disse...

Fruta deliciosa, sua árvore é robusta e proporciona uma sombra sem igual. Sua beleza é digna das mais belas especies de planta que já vi. Na minha infância existia um abieiro no fundo do quintal que me marcou profundamente, nos proporcionando deliciosos frutos. Desta forma, a primeira árvore frutífera que plantei em minha casa não poderia ser outra a não ser um belo abieiro. Hoje, com aproximadamente 8 anos, compartilhamos com nossos vizinhos e amigos o prazer de saborear seus frutos. Nesta primeira safra de 2016 foram aproximadamente 400 frutos, sendo que já está repleta de flores para a próxima safra, aguardada para final de julho/inicio de agosto. Já tenho plantadas ao seu lado, duas árvores de Abiu, agora da variedade Ticuna(abiu gigante, seus frutos podem chegar a 1 kg), uma inclusive em sua segunda florada. Aconselho aos que pretendem adquirir mudas, tentar conseguir as propagadas por alporquia(será um clone perfeito, 3 a 5 anos para produzir), pois as por sementes demoram muito a nos presentear com seus frutos(5 a 8 anos), além de existir a possibilidade da muda não herdar as características da planta mãe, até mesmo podendo não frutificar.