10.12.06

Feijão

Variedades
Feijão Azuki: possuem grau de fermentação inferior aos demais feijões. Seu preparo é igual ao do feijão comum. Indicado para evitar a formação de cálculos nos rins e na vesícula. Regula a hipertensão natural e o excesso de açúcar nos diabéticos. Torrando-se seus grãos, e adicionando-se água, é preparado um chá especial para diabéticos e para a eliminação do excesso de acido úrico. Excelente fonte de cálcio, fósforo, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B.

Propriedades Culinárias e Nutritivas:
Maximizar os Nutrientes do Feijão:
Em primeiro lugar, ficam sabendo que a panela de pressão destrói os aminoácidos! Tem que cozinhar o feijão de panela aberta, sem tampa!
- Deixar o feijão de molho na noite anterior;
- Colocar na panela sem tampa o feijão com uma nova água mineral, e nada mais;
- Quando ferver apagar o fogo, e só neste momento tampar e deixar descansar 1 hora;
- Enquanto descansar colocar bastante tempero cru: alho, cebola, cenoura ralada; louro;
- Após o descanso de 1 hora com os temperos, cozinhar de novo sem tampa por 30 minutos, ou mais conforme a qualidade do feijão. Se necessário colocar mais água;
- Está pronto.

Por se tratar de uma proteína vegetal não comer o feijão com o arroz (carboidratos) ou batatas! A combinação dos alimentos é outra dica para uma melhor saúde.
Diante de minhas pesquisas, a toxina do feijão se concentra na espuma da fervura, então é bom que se retire para aproveitar melhor essa delícia.

Propriedades Medicinais:
Para quem tem mão tremendo recomendo comer um grande prato de feijão todo dia. Porém só o feijão conforme a receita acima, e sem nenhum acompanhamento. Não comer nada antes e nem depois pelo menos por 2 horas. O tempo de digestão do feijão é de 3 horas! Seria isto a sua refeição, e vejam as mudanças depois de uns 15 dias!

Estudo diz que comer feijão pode inibir câncer
Uma dieta rica em feijão, frutas secas e cereais pode prevenir o surgimento de câncer, segundo uma pesquisa realizada pela University College de Londres e publicada na revista Cancer Research.
Os cientistas descobriram que estes alimentos contêm um potente composto anticâncer que bloqueia uma enzima envolvida no crescimento de tumores.
Segundo os pesquisadores, no futuro pode ser possível reproduzir esse composto em uma droga anticâncer.
Os cientistas já vêm explorando há algum tempo a enzima fosfoinositídeo 3-quinase como alvo para o tratamento de câncer, mas encontram dificuldades para desenvolver inibidores do crescimento de tumores por problemas relacionados à estabilidade química e à toxicidade.
Composto natural
Os pesquisadores descobriram que um composto natural, chamado inositol pentaquisfosfato, encontrado na maioria dos legumes e também em farelo de trigo e em frutas secas, bloqueia a atividade da enzima.
Quando eles testaram a ação do composto em ratos com câncer de ovário e pulmão, eles descobriram que ele não somente bloqueava o crescimento dos tumores, mas também melhorava o efeito de outras drogas anticâncer.
Além disso, o composto não é tóxico, diferentemente de agentes quimioterápicos convencionais.
“Nosso estudo sugere a importância de uma dieta rica em alimentos como feijão, frutas secas e cereais para ajudar a prevenir o câncer”, diz Marco Falasca, um dos autores do estudo.
“Nosso trabalho vai se concentrar em estabelecer se o composto pode ser desenvolvido em um agente anticâncer para terapia humana”, diz.

fontes: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/09/050915_cancerfeijaorw.shtml
TSP – Patrick Jean Divorne e José Antonio Marks.
Livreto Mundo Verde.

Nenhum comentário: