10.12.06

MIRTILO

Nome científico: Vaccinium myrtillus L; Vaccinium asbey Read.
Família: Ericaceae.
Similar botânico: Vaccinium arboreum
Outros nomes populares: blueberry (inglês), arándano ou mirtilo (espanhol), myrtille (francês).
Origem: Vários países da Europa e Estados Unidos.
Espécies: Há muitas espécies de mirtilo, sendo que as principais espécies com expressão comercial são divididas em três grupos, de acordo com o genótipo, hábito de crescimento, tipo de fruto produzido e outras características.
As práticas de manejo são diferenciadas para cada um dos grupos, desde a produção de mudas até a colheita e utilização dos frutos. Estes grupos são:
a) "highbush" (mirtilo gigante), tetraplóide, originário da costa oeste da América do Norte. Sua produção, dentre os demais grupos, é a de melhor qualidade, tanto em tamanho quanto em sabor dos frutos. A principal espécie deste grupo é Vaccinium corymbosum L., ainda que as espécies V. australe e V. darrowi possam ser usadas para fins de melhoramento genético;
b) "rabbiteye", hexaplóide, originário do sul da América do Norte. Compreende a espécie Vaccinium ashei Reade. Em relação ao grupo anterior, produz frutos de menor tamanho e de menor qualidade.Apresenta maior produção por planta e seus frutos têm uma maior conservação em pós-colheita. Apresenta maior importância comercial em regiões com menor disponibilidade de frio, por causa da sua tolerância a temperaturas mais elevadas e à deficiência hídrica;
c) "lowbush", diplóide, tem hábito de crescimento rasteiro e produz frutos de pequeno tamanho, cujo destino é a indústria processadora.
Constituintes químicos: ácidos orgânicos, antocianinas, glucoquininas, pectinas, taninos.
- Bagas: açúcares, ácidos orgânicos, taninos, vitaminas, pigmentos orgânicos.
- Frutos: taninos catéquicos (5%), ácidos orgânicos, açúcares, inositol, pectina, carotenos, pigmentos antociânicos (0,50%): neomirtilina-delfinidol, cianidol, malvidol, petunidol; flavonóides: rutósido.
- Folhas: taninos catéquicos (6-10%); hidroquinona, traços de arbutósido; flavonóides derivados do quercetósido, ácidos triterpênicos (ursólico, oleanólico), glucoquinina: neomirtilina; sais minerais: ferro, magnésio, cromo; traços de alcalóides quinolizidínicos: mirtina, epimirtina.
Características: A planta de porte arbustivo ou rasteiro é caducifólia. O fruto é uma baga de cor azul escura, de formato achatado, coroada pelos lóbulos persistentes do cálice e com aproximadamente 1 a 2,5 cm de diâmetro e 1,5 a 4 g de peso. Apresentam em seu interior muitas sementes e tem sabor doce-ácido a ácido.
Cultivo: A propagação de mirtilo pode ser realizada por sementes, rebentos ("suckers") e estacas. A propagação por sementes é útil no desenvolvimento de novas variedades, mas se caracteriza por induzir um longo período improdutivo e por produzir plantas diferenciadas da planta matriz em muitas características; o uso de rebentos permite a obtenção de plantas grandes em pequeno número e em tempo relativamente curto. A enxertia, a mergulhia e a propagação por sementes podem ser usadas com propósitos especiais. Em nível comercial, o mirtilo é propagado principalmente por estacas, mas este método de propagação proporciona resultados bastante variáveis conforme a espécie e a cultivar Em "rabbiteye", a propagação é preferencialmente realizada por estacas semilenhosas ou herbáceas, uma vez que o enraizamento obtido com estacas lenhosas é baixo.
Adicionalmente, a cultura de tecido pode superar a baixa eficiência dos métodos tradicionais de propagação desta espécie.
O mirtilo prefere solos ácidos (pH 4,0 a 5,2), com elevado teor de matéria orgânica (superior a 5%), boa retenção de umidade e boa drenagem. A exigência em frio hibernal varia de 300 a 1100 horas de frio (com temperaturas menores ou iguais a 7,2°C), conforme a espécie e a cultivar. Os frutos podem ser consumidos "in natura" ou após processamento por congelamento, desidratação, enlatamento ou fabrico de geléias ou licores. As características ornamentais do mirtilo contribuem para que esta seja uma alternativa adicional de utilização.
Há fatores que dificultam a expansão do mirtilo no Brasil, tais como as condições de clima e solo, o crescimento lento da planta, as dificuldades no manejo da colheita e a falta de mudas, devido a dificuldades de propagação em alguns cultivares. Por outro lado, as perspectivas de cultivo no Brasil são promissoras, tanto para consumo interno como para exportação. Para a maior parte das regiões do Sul do Brasil, onde o mirtilo tem maior possibilidade de adaptação, a espécie Vaccinium ashei é a mais promissora.
As plantas são arbustos de pequeno porte que crescem em sub-bosques de florestas temperadas na Europa. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil.
Parte utilizada: folhas, frutos.
Propriedades medicinais: adstringente, antibacteriana, antidiarréica, estimulante da circulação sangüínea, hipoglicêmica, tônica.
Indicações: diabete, catarro gastrintestinal, inflamação (bexiga, boca, laringe), diarréia, tonificar vistas cansadas, estimular a circulação sangüínea, reduzir a taxa de açúcar do sangue, eliminar catarros gastrintestinais, inflamações da bexiga, convalescença. Melhorar a visão noturna, retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pré diabético.
- Frutos: varizes, hemorróidas, fragilidade capilar, arteriopatías, edemas por insuficiência venosa, hemeralopia, retinite pigmentaria, miopia.
- Folhas: diarréia, diabete, cistite, uretrite, pielonefrite, vulvovaginite. Uso externo: dermatomicoses, eczemas, feridas, úlceras dérmicas.
Atua em casos de diarréias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibactericida. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas.
Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético, etc. Há um produto comercial no Brasil denominado miralis, fabricado pela Ativus Farmacêutica.
Contra-indicações/cuidados: gastrites e úlceras gastroduodenal. Devido à considerável quantidade de hidroquinona das folhas, os tratamentos devem ser descontínuos.
Efeitos colaterais: pacientes com gastrite ou úlceras gastroduodenais devem evitar o uso do mirtilo, pois devido aos taninos pode haver aumento da moléstia.
Modo de usar:
Fruto: - Fabricação de: doces, compotas, geléias, corante de vinhos;
- Consumido ao natural, seco ou cozido;
- Mastigados (secos) para tratar a diarréia;
- Vinho de mirtilo, a compota e o extrato alcoólico: diarréia;
- O sumo, a compota e a geléia: inflamações da boca e da laringe;
- Infusão de cinco colheres de sopa de fruto em um litro de água. Deixar por15 minutos. Beber durante o dia.
- Decocção de 35 g por litro de água. Ferver por 5 minutos. Beber a vontade.
Folhas: - Consumidas na forma de saladas.
- Compressas e máscara: repouso da pele do rosto.
- Infusão de cinco colheres de sopa de folhas em um litro de água(fervente). Deixar esfriar e beber durante o dia.
- Decocção de 5 colheres de sopa de folhas por litro de água. Ferver por 5minutos. Tampar e deixar esfriar. Beber durante o dia.
O mirtilo, cujo nome científico é Vaccinium myrtillus, é o blueberry ou cereja azul dos norte-americanos e tem fama de ser uma planta que promove a longevidade. Quem incentiva o plantio dessa espécie no Brasil, mas apenas no Rio Grande do Sul, é a Embrapa Clima Temperado, que tem as mudas, na região de Pelotas. É inútil plantar o mirtilo em outros Estados. Uma dascaracterísticas da planta é precisar de muito frio para produzir, pelo menos 1.100 horas anuais com temperaturas abaixo de 7 graus. É por isso que o Brasil tem importado a fruta, que pode ser encontrada a preços muito altos nos supermercados sofisticados.
O mirtilo (blueberry, em inglês; arándano, em espanhol) é uma espécie ainda pouco conhecida no Brasil. Sua implantação data da segunda metade da década de 1980, em uma coleção de cultivares na Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e a primeira iniciativa comercial no país começou a partir de 1990, em Vacaria (RS). Apesar de ser uma espécie recente em nossas condições, o mirtilo é largamente cultivado em países do Hemisfério Norte, principalmente na Europa e Estados Unidos. Nestas regiões, a espécie tem importância comercial significativa, além de estar havendo uma ampla divulgação da utilização dos frutos como "fonte da longevidade", devido à sua composição nutricional. Estes fatores têm impulsionado o cultivo em regiões não-tradicionais, como a América do Sul, na qual destaca-se o Chile como principal produtor. Muitos destes países beneficiam-se da possibilidade de produção durante a entressafra européia e norte-americana.

Olhos
Estudo revela que Mirtilo (vaccinium myrtillus) e suplementos de luteina podem melhorar a saúde da sua visão.
Um estudo clínico recente revelou que o uso de mirtilo e suplementos de luteina aumentam significativamente os níveis de luteina no sangue e nos tecidos oculares, o que pode melhorar a saúde dos olhos.
Luteina é um dos maiores pigmentos encontrados na retina. Pesquisas recentes revelam que uma dieta rica em luteina, consistindo de muitas frutas e vegetais verdes e amarelos, está associada à redução do risco de DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade), causa principal de perda de visão em adultos. A maioria dos Americanos, entretanto, não consome quantidadesuficiente de luteina em sua dieta.Há aproximadamente 1.7 milhões de pessoas acima dos 65 anos que sofrem com DMRI. Acredita-se que a luteina pode ter uma função protetora contra DMRI por absorver o efeito nocivo da luz azul dos raios solares e prover proteção antioxidante à retina.
Durante o estudo, 21 homens e mulheres consumiram suplementos de luteina e mirtilo por 6 meses (2.4 mg/dia). O soro (encontrado no sangue) e o nível de luteina macular (encontrado no tecido ocular) foram medidos ao longo do estudo e depois de 6 meses. O nível de luteina no soro aumentou em 128%. O estudo foi patrocinado pela Nutrilite, uma divisão da Amway, e conduzida em colaboração com pesquisadores da Florida International University em Miami (Flórida).
Um questionário administrado no começo do estudo descobriu que os participantes estavam consumindo apenas 1.2 mg de luteina por dia via ingestão de alimentos. O estudo mostrou que o aumento de luteina de 1.2 mg/dia para 3.6 mg/dia, através de suplementos de mirtilo e luteina, pode elevar o nível de luteina no soro próximo ao nível encontrado em indivíduos com dieta rica em luteina.
“A revelação surpreendente deste estudo é que uma dosagem tão pequena como 2.4mg/dia de luteina produziu aumento mensurável nos níveis de pigmentos da retina destes indivíduos em apenas 06 meses”, disse o Dr. John Landrum, professor da Florida International University e pesquisador chefe deste estudo.
“Este estudo ressalta a importância que os suplementos de luteina geram na quantidade de pigmentos presentes na mácula retiniana humana”.
Descobertas preliminares deste estudo foram apresentadas em abril no Experimental Biology'99 (FASEB) em Washington (DF). As descobertas do estudo completo foram apresentadas no 12º International Carotenoid Symposium em Cairns (Austrália) em julho e em outubro no American College of Nutrition Annual Meeting em Washington (DF). Publicações do manuscrito deste estudo são esperadas até o final do ano.
_______________________________________________________
Myrtillin (Bilberry Extract) – Remédio:
Myrtillin é dotado de poderosa ação sobre a micro-circulação, com atividade específica sobre os pequenos vasos. Myrtillin é um dos extratos mais bem divulgados e vendidos nos Estados Unidos e na Europa.
Myrtillin é obtido das bagas da uva-do-monte (Vaccinium myrtillus L.) e é padronizado em termos dos anotocianidinas presentes na sua constituição.
Essas antocianidinas agem fortalecendo as paredes dos capilares pela formação de um complexo com os fosfolipídios da membrana das células endoteliais (ação parietal).
Myrtillin possui especial atuação sobre desordens oftálmicas. Myrtillin é particularmente efetivo na área que circunda os olhos. Pode ser indicado na miopia, na hemeralopia (incapacidade de ver distintamente tanto com luz clara quanto sob iluminação reduzida), na fadiga ocular e na retinopatia causada pela fotossensibilidade em diabéticos.
Uso culinário: Na culinária pode ser utilizados em müsli, marmelada, vinho e bolos.Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos.
Fotos:http://ispb.univlyon1.fr/cours/botanique/photos_dicoty/dico%20Q%20a%20Z/Vaccinium%20myrtillus.jpg
http://www.heilpflanzen-suchmaschine.de/heidelbeere/heidelbeere_bilder.shtmlhttp://www.ibiblio.org/herbmed/pictures/p14/pages/vaccinium-myrtillus-3.htmwww.ibiblio.org\herbmed\pictures\p14\pages\vaccinium-myrtillus-1.htmwww.ibiblio.org\herbmed\pictures\p14\pages\vaccinium-myrtillus-2.htmwww.ibiblio.org\herbmed\pictures\p14\pages\vaccinium-myrtillus-3.htmwww.ibiblio.org\herbmed\pictures\p14\pages\vaccinium-myrtillus.htmfonte: http://www.pharmactiva.com.br/pesquisa_myr.htm
http://www.luteininfo.com/portugese/1003.shtml
http://www.plantamed.hpg.ig.com.br/PG/TEXTOS/NCV/Vaccinium_myrtillus.htm
A Embrapa Clima Temperado pode ser contatada por (0--53) 275-8110, fax (0--53) 275-8221, e-mail: sac@cpact.empraba.br. O site é www.cpact.embrapa.br .
O Estado de São Paulo - Data Edição: 30/07/03
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=3472 http://ci-66.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.aspDr. Luis Carlos Leme Franco (Curitiba, PR) e outros. Maio, 2004.

Links:ARÁNDANO – MIRTILO - http://www.lanaturaleza.net/arandano.htm
INDEX SYNONYMIQUE DE LA FLORE DE FRANCE - http://www.inra.fr/Internet/Centres/Dijon/malherbo/fdf/va-vh.htm
GLOSSÁRIO SOBRE FRUTAS - http://www.sk.com.br/sk-fruit.html
Taxons consultables - http://biodiver.bio.ub.es/servlet/naturdigit.CercaTotalTaxons?POP
Liber Herbarium II - http://www.liberherbarum.com/-PharmaNavneS.htm
European Flora: T to Z - http://www.ecnc.nl/doc/ecnc/saxifrag/euroflor-tz.html
Canto Verde - http://www.rionet.com.br/~cantoverde/m.html
Bol na Mesa: http://bolnamesa.bol.com.br/ervas/mirtilo.jhtm

18 comentários:

Quinta da Remolha disse...

A Quinta da Remolha produz mirtilos em Sever do Vouga, a quinta está aberta para receber pessoas interessadas em visitar as suas plantações, no site há um formulário para marcar visitas.

www.quintadaremolha.com

Anônimo disse...

Gгeat ωeblog right here! Also your websitе ratheг a
lot up very fast! What hoѕt arе you using?
Can Ӏ get your assoсіate hуperlіnk in your host?
I wish my web site loadeԁ up as quicκly as уourѕ lol

my web blog: http://www.online-radioportal.de/radio-genre-chillout

Anônimo disse...

Very energetic article, I enjoyed that a lot. Will there be a part 2?



Here is my web-site ... spiele spielen kostenlos

Anônimo disse...

When you're happy with your game, why not share it with the world. However, playing it online has now increased your chances of winning. There’s no need to go down to the regional chess hangout, or smokey bar.

Look at my blog: Www.Wwfefw.Radabg.com

Anônimo disse...

This іs the гight site fοr eveгуone who hoρеs
to fіnd out аbоut this topiс.
Yοu know a whole lοt its аlmost hard to argue wіth уоu (nοt thаt I peгsonallу wоuld want to…HaHa).
You defіnіtely put а branԁ new spin on а subјect that's been discussed for a long time. Great stuff, just excellent!

Feel free to visit my blog post http://www.tradeorhoard.com/story.php?title=youtube-videos-downloaden

Anônimo disse...

An outѕtаnding share! I've just forwarded this onto a coworker who has been doing a little research on this. And he actually ordered me breakfast simply because I found it for him... lol. So let me reword this.... Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending the time to talk about this matter here on your web site.

my web site http://crew.valkry.com/
my website: relevant site

Anônimo disse...

What's up, the whole thing is going sound here and ofcourse every one is sharing facts, that's truly
good, keep up writing.

Feel free to surf to my homepage :: blogspace.fr
my web page :: Full Post

Anônimo disse...

Pop the battery ribbon connector out and remove the battery, again held in with a dab of glue.
If you don't want to use Safari to navigate to pages, zoom in, and read articles, Byline may be just the app for you. Double Tap (Tap the home button twice > Press down on an app for one second > Hit the "minus" button on all apps that are running) When you open an app, it stays running until you actually turn it off.

My blog post ... gratis spiele

Anônimo disse...

I'm one of those who will try every "easy" diet, but because of my lack of willpower, I either stay overweight or gain it all back after I lose it. However, diabetics should never drink anything with this substance in it as it has a very bad glycemic reaction on the body. beheben Sieniemals die eine Stoerung und Sie werden hoechstwahrscheinlich wieder zunehmen oder gar nicht erst - Gewicht verlieren.

Look at my site; 10 kilo abnehmen

Anônimo disse...

Pop the battery ribbon connector out and remove the battery,
again held in with a dab of glue. Continually letting a battery drain will make
it die much faster then it normally would. Aside from these types of power packs, you can even choose the 8-cell and also 12-cell electric battery.


Also visit my blog post: beingsbook.com - beingsbook.com

Anônimo disse...

Please supplement charge before use when the battery has been
kept for a long time. Continually letting a battery
drain will make it die much faster then it normally would.
If a LED is used instead of a bulb, the connections will
require a bit more attention.

my blog post: myvideo downloader

Anônimo disse...

I realize that there is not a ton of variety in this list, since Rogue and i - Net - Hack are essentially the same and
Sorcerer #1 and #2 are more overtly the same.
Each program will have a box with a checkmark,
find the programs you'd like to uninstall and uncheck that box. A Twitter app for Zune has been created and is now available for download through Microsoft's Marketplace.


Also visit my page ... internetradio

Anônimo disse...

And then, you'll probably see that the battery's charge won't be as durable as before. Continually letting a battery drain will make it die much faster then it normally would. Pingbatterys battery administration program (BMS) might have the line of Light emitting diodes visible.

Also visit my website; poznane.pl

Anônimo disse...

1. If the executives promise high traffic then understand you are
talking with a non-SEO person. The race is becoming
even more challenging with the passing of each day. Naturally, they
will flock to your competitor who does. Organic SEO uses valid and safe techniques
to rank your site for its keyword. This is the best
part to ensure complete uniqueness to each of the
websites. Since keyword analysis is needed for both SEO (search engine
optimization) and SEM, we often confuse using these terms.

This means that they follow only the steps
given to them by Google and other major search engines.
Online research is required to determine the packages and SEO Company.
Be sure that the SEO outsourcing company you hire is capable of communicating
properly. Arrange the H1, H2 and H3 tags serially with proper hierarchy.
He has also mentioned each and every seo service. Their success is based on how many sales and customers
you bring. An SEO strategy should combine a number of elements that work together to get results for you.
This was the beginning of the thought process for my new business.

SEO companies may only offer this type of service.
Today, it is necessary that you scout the market for
the best SEO Host that can help you achieve this.
Once someone clicks on your site, they should see
tons of unique informative content. What is the magic formula.
November 2012.

Also visit my website ... seo atlanta

Anônimo disse...

If there's a real lesson here, it is that you should make a reasonable profit on a regular basis selling books or anything else, and once in awhile you'll get
an unexpectedly nice payday. Select a buyer
who offers a secure and trusted platform. However Cash for Electronic Scrap do
not accept whole PCU, hard drives, laptops, VCRs, monitors, single boards, camcorders
and digital cameras.

Here is my website: http://www.peacram.com/

Anônimo disse...

Aside from being hypoallergenic, this oil has the ability to stimulate the skin and repair
damage. Again, be careful when using the vinegar as some people may have an unpleasant reaction to the acid in the vinegar.
There are several Beauty
product distribution agencies all across the world and to ensure fair competition each one of them caters to a particular region and to
a particular type of distribution channels.

Anônimo disse...

Let's think of words that sound dirty but really aren't.
t want to forget to buy your all star game tickets at Angels Stadium from an independent
ticket broker that cares more about customer satisfaction than the bottom
line. Well, you can have that same chess engine on your Android mobile
phone, courtesy of Droid - Fish.

Here is my weblog - please click the following internet site

Anônimo disse...

Hello! I simply would like to give a huge thumbs up for the great
info you’ve gotten here on this post. I might be coming again to your
weblog for more soon.

my web blog: plastic surgery in texas