10.12.06

Losna

Nome Cientifico: Artemísia Absinthium
Outros Nomes: Absinto, losna-maior, erva dos vermes.

Descrição: Bastante difundida na Europa; norte da África, Ásia e Américas, são utilizados desde a Antiguidade como aromatizante em bebidas e por seu sabor amargo.

Partes utilizadas: Folhas e flores.

Indicações: Propriedades Medicinais:
A Losna é empregada para eliminar diarréias, envenenamentos, intoxicação, catarro pulmonar, inapetência em crianças, afecções gástricas, hepáticas e renais, gripe e mau hálito. Contra TPM e cólicas menstruais. A Losna ajuda em tratamentos para a obesidade, pois ativa fígado, aparelho digestivo e intestinal. É muito boa para deprimidos e no tratamento de alcoolismo e drogas, pois desintoxica.
Foi muito usada na Antigüidade para combater os envenenamentos por outras plantas e também nas intoxicações.
Faz-se cataplasma sobre o ventre, combate à febre, dores de estômago, cólicas e problemas de fígado.
É usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, mais particularmente usada na destruição das solitárias, usando-se o chá. Usa-se o chá para os males do sistema digestivo como mau hálito, diarréias, cólicas. Também como regulador da menstruação, histerismo, febrífugo, inapetência e excesso de gases. É energético tônico e debeladora de febres.
É aconselhado o chá nos problemas de fígado e intestinos, assim como nos casos de urina solta. Esse mesmo chá é um excelente colírio.
Em diarréias pode-se ferve-la em vinho e beber o chá ou usa-lo em compressas sobre o ventre.
Tintura das flores e folhas: tônico; distúrbios biliares e hepáticos, flatulência, má digestão, calmante, reumatismo, gota, febre.
Infusão das flores: vermífugo.
Folhas, por infusão: Azia, febre, envenenamentos, vermífugo, diabete, perturbações do estômago e do fígado, prisão de ventre, obesidade, cólicas, sinusite, coriza, anemia, dismenorréia, tísica, nervosismo.
Receita: Triturar 20 g de folhas e ou flores e misturar em 1 litro de água ou vinho e tomar um cálice ao dia após as refeições.
Efeitos Colaterais: Não se deve abusar tomando demais, pois destrói os glóbulos vermelhos do sangue.

Na culinária:
Utilizado para dar sabor amargo às diversas bebidas, como vinhos, licores, vermutes utilizados como aperitivos ou digestivos.

Plantio: Gosta de solos pobres e secos, é bastante encontrada próximo ao litoral, não suporta geadas, sua propagação é feita por estacas ou divisão de touceiras.

Conservação: São secas à sombra e conservadas em caixas de madeira.

Fonte: http://www.aleph.com.br/pleiades/ervas/losna.htm
Revista: Ervas Medicinais - Editora Escala.

Nenhum comentário: