29.11.06

GENGIBRE

Nome Científico: Zingiber officinale Roscol.

Descrição:
Ao longo de toda história antiga, ele sempre foi uma planta muito cara, de difícil aquisição e restrita, na maior parte das vezes, às camadas mais altas das sociedades.
Safra: Janeiro a Outubro.

Propriedades Medicinais:
Parte utilizada: Raiz e casca.

Uma raiz com altos poderes medicinais.
Nos dias de hoje, tem sido muito empregada na alimentação e na medicina para combater náuseas, principalmente aquelas que surgem nas viagens por mar. Combate às náuseas, provocando o aumento de salivação, pode ser mastigado para prevenir enjôos em viagens marítimas.
Também é usado no combate a dores musculares, feridas, reumatismo, náuseas, tosse, má digestão, problemas no fígado e estômago, flatulência, úlceras, alto índice de triglicérides e colesterol no sangue.
Age muito bem na garganta, sendo seu chá indicado a todas as pessoas que utilizam bastante a voz como oradores, cantores, etc.
É excitante, digestivo; combate gases e cólicas, gripes, bronquite.
Combate à flatulência, bastando para isso apenas usa-lo como tempero nas refeições.
Tem também uma aplicação em casos de problemas pulmonares e circulação sanguínea, usando-se o chá.
Pode também ser um bom aliado de quem vive de olho na balança. Isso porque, segundo a medicina chinesa, ajuda a quebrar a gordura.
Infusão, raiz mascada e cristais: excitante, dispepsia, gases, diarréia, gripe, tosse, bronquite, resfriado, asma, cólera, gota, infecções, mau-hálito, tártaros, inflamações gengivais, reduz o colesterol, estimula a imunidade, afrodisíaco.
Raízes, por decocção: Purifica o sangue, tônico, bactericida, expectorante, rouquidão, dores espasmódicas, combate os vômitos, baixa o colesterol, estimula o apetite, carminativo, favorece a diurese.
Compressa e emplasto: bursite; Traumatismos, inchaços, reumatismo, nevralgias, dores nas articulações.

Contra-indicação:

O consumo de gengibre é contra-indicado para gestantes e pessoas com cálculo biliares.
O povo a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbações do estômago, em chá, por ser estimulante digestivo.


Propriedades Culinárias:
Vitaminas A, B e C ele tem de sobra. Mas não só elas. O gengibre fresco também é rico em cálcio, fósforo e ferro. 100g de Gengibre fornecem 46 calorias.
O Gengibre é uma raiz picante que substitui o alho.
Os japoneses sempre servem uma pequena porção de gengibre a mesa.
Outra propriedade é de aliviar os odores dos alimentos e agir contra os efeitos tóxicos.
Levemente picante, o gengibre é mesmo um tempero-surpresa. Tanto podem acentuar o sabor de pratos salgados como enriquecer sobremesas inusitadas.

Fontes: Internet.

Nenhum comentário: