29.11.06

O lixo que faz o solo saudável

Separar o lixo orgânico do reciclável já é hábito em muitas casas brasileiras. Melhor ainda quando detritos, cascas de frutas, restos de vegetais e folhas secas transformam-se em adubo para o jardim. Em plena capital paulista, essa experiência ecológica e econômica se repete a oito anos na casa de Stela Goldenstein, Secretária Adjunta do Meio Ambiente do Estado de São Paulo: "Acho mais fácil alimentar as plantas com o composto orgânico do que com o químico, que é muito concentrado. 0 natural não oferece risco de erro na dosagem e nunca prejudica as plantas. Ao mesmo tempo mantém a permeabilidade e a umidade do solo". A dica para quem quer começar é manter dois pequenos lixos em cima da pia: um para o material orgânico e outro para o restante. Fundamental mesmo é criar o hábito, contar com a cumplicidade da família e das pessoas que são responsáveis pela organização e limpeza da casa. 'Eu cansei de catar do lixo que ia para a rua verdadeiras preciosidades, ricas em nutrientes para as plantas: cascas de ovos têm cálcio; borras de café são fontes de potássio. O importante é explicar a todos a importância de reaproveitar esse material'.

O passo a passo da compostagem
Se você mora em casa e tem espaço, a montagem de sua composteira será a aeróbica, ao ar livre, feita numa caixa sem fundo, colocada diretamente no solo. Para apartamentos e áreas verdes bem pequenas, há o método anaeróbico, sem oxigênio. Conheça as duas técnicas.
Compostagem aeróbica
1- Coloque sobre a terra um caixote de madeira sem fundo e com uma divisão: do lado esquerdo, fica o lixo em processamento, e do outro, o composto orgânico pronto. É importante que o recipiente tenha frestas para a circulação de ar e uma pequena porta do lado direito para a retirada do composto.
2- Jogue no compartimento da esquerda casca de frutas, legumes, folhas de verduras não aproveitadas, folhas e flores que caem das árvores, cascas de ovos, borras de café. Não coloque alimentos processados, como sobras de comida, e restos de carne, assim o material apodrece, provoca mal-cheiro e atrai ratos; baratas e moscas.
3- Para acelerar a decomposição, a cada camada de 20 cm, regue com fermento. Prepare da seguinte forma: num tambor plástico de 50 litros, misture com água cerca de 8g de esterco de diferentes animais que se alimentam de plantas (por exemplo, cavalo, porco, galinha, coelho). Esse material é vendido em chácaras ou por viveiristas.
4- Quando atingir a altura ou quantidade de material desejada deixe descansar por trinta dias, caso tenha regado com fermento de esterco. Lembre-se de que no verão o processo de decomposição é mais rápido do que no inverno.
5 - Depois desse período, passe as camadas, uma a uma, para o outro lado da composteira, regando com fermento a cada 20 cm. A idéia é inverter o material, de forma que a última camada de 20 cm do lado esquerdo, seja a primeira do lado em que o composto ficará pronto. Deixe descansar outros trinta dias. Nesse período, de vez em quando, regue a superfície com mais fermento.
6 - Depois desse descanso, todos os restos terão sido transformados em composto vegetal, sem cheiro e com consistência amanteigada. Retire com pá pela porta da direita.
Calcula-se que uma composteira do 1 m2 comporte do 70 a 80 kg de matéria orgânica, que será reduzida a cerca do 30 kg do adubo. Para o preparo do solo, pode-se utilizar de 1 a 2 kg do composto por m2. Para cobertura de vasos, jardineiras e jardins, a medida é de 200 g do composto orgânico por m2.
Compostagem anaeróbica
Se você quer fazer uma composteira e mora em apartamento ou numa casa apenas com canteiros e floreiras, não desanime! Uma idéia muito popular no Japão, país famoso por otimizar os menores espaços possíveis, já chegou ao Brasil. É o Eco Baldinho. Comercializado pela Fundação Mokiti Okada, utiliza o fermento bokashi com um sistema de compostagem anaeróbica.
O método consiste em depositar todo tipo de resíduo orgânico, inclusive restos de comida e carnes, num recipiente de 10 litros. A cada refeição, por exemplo, deposita-se uma camada de material orgânico, cobre-se com 10 g de bokashi e tampa-se hermeticamente o recipiente. Quando o baldinho estiver completo. é só mantê-lo fechado de cinco a dez dias. Esse composto pode ser usado diretamente no solo.
Bokashi é um composto orgânico em pó, pré-fermentado, que deve ser aplicado sobre o material orgânico.

Na página: http://www.paisagismobrasil.com.br/?lnk=todos&f=geral&area=ecologia&dir=1&uid=505&dir=1


Fontes: Internet.

Nenhum comentário: