31.3.06

Melancia

Nome Científico: Cucúrbita citrullus
Descrição: Não há nada melhor do que uma Melancia em dias de verão.
Uma das frutas mais refrescantes da natureza, a melancia deve ser consumida bem fresca e madura. Vale ressaltar que do contrário, pode causar cólicas e disenterias. E nada de abusar de seu consumo ou mesmo de combiná-la com outros alimentos, principalmente as crianças.
A melancia é o alimento que tem o maior valor alcalino em nosso organismo, sendo este 7,5.

Propriedades Culinárias
Suas sementes têm ótimo valor nutritivo, e devemos bater junto à polpa quando fizermos suco, deixe que descanse no fundo e coe o líquido. Muito bom tomar em jejum.

Propriedades Medicinais:
Além de ser uma fruta saborosa, é indicada no reumatismo e em obstruções renais.
Quanto a suas propriedades medicinais, são bem variadas: ela é levemente laxante e diurética. É indicada nos reumatismos e nas obstruções renais.
A Melancia lava o estomago e o intestino traz muitos bons resultados nas enfermidades das vias urinárias. As sementes trituradas em emulsão servem para as infecções das vias urinárias, deve-se tomar frio. Também é usada como diurética e vermífuga.
Quando usada externamente polpa e casca triturada, através de cataplasma ou em sucos em pinceladas, é excelente nos tratamentos de erisipela. Contra as febres, o suco de melancia é bastante eficaz, podem-se colocar também pedaços da fruta no abdômen. As sementes, trituradas, acalmam as dores produzidas por ferimento, além de reduzirem a hipertensão arterial.
Diurética e nutritiva.
Indicada para doenças nos rins, purifica o fígado, combate resfriado e bronquites.
Seu consumo é altamente indicado em casos de obstrução renal, pois seu suco promove a rápida eliminação do ácido úrico.
Em estado natural auxilia no tratamento de artrite, acidez gástrica, dispepsia, afecções dos rins e da bexiga.

Extraído da revista: Curas Naturais - Editora Escala.Marguinha – TSP.

Nenhum comentário: