14.2.06

Viveiro Municipal é exemplo de eficiência

É surpreendente a variedade e quantidade de árvores frutíferas e ornamentais...
Treze funciuonários municipais realizam o trabalho do viveiro...A reportagem do Planeta News esteve no Viveiro Municipal, na ultima quarta feira, 14, com o objetivo de conhecer o trabalho ali desenvolvido e que vem sendo propalado de forma positiva.

À distância já é possível avaliar a extensão do Viveiro, onde são produzidas incontáveis variedades de plantas, e surpreende o estilo perfeito das imensas construções das estufas, utilizando a técnica de sombreamento através a utilização de cobertura especial, destinando um tipo para cada seqüência de mudas ali formadas.

No interior do Viveiro foi possível conhecer a excelência do trabalho ali desenvolvido, tecnicamente perfeito, com a coordenação profissional do agrônomo Silvio Pelegrini, representante da Uniata, que desenvolve um projeto altamente eficiente e com fantásticos resultados utilizando uma equipe de treze pessoas muito experientes, quase todos originários de bairros rurais e habituados a esse tipo de atividade.
Poucos imaginam, por desconhecimento, inclusive nossa reportagem, que Olímpia possui um viveiro com tais dimensões, capaz de reproduzir aos milhares mudas de quase todas as espécies, incluindo algumas plantas nativas em extinção, tipo angico, jacarandá, pau Brasil,ipê (roxo, amarelo, branco e rosa), cedro, arvores ornamentais que formam copas em diferentes alturas, adequadas para projetos de arborização, especialmente numa cidade que experimenta tão elevadas temperaturas como Olímpia e que não conta com ruas arborizadas por falta de iniciativa da população e inexistência de um projeto nesse sentido.

Entre as numerosas mudas de árvores frutíferas encontramos cajamanga, gabiroba (originária da mata ciliar), pinha, uva, tamarindo, figo, graviola, jaca, caju, abiu, carambola, manga, amora, entre tantas outras. Chama a atenção, em especial, a enorme produção de mudas de açaí. Planta frutífera originária da região amazônica.O encarregado que se encontrava no Viveiro Municipal, no dia em que lá estivemos, informou que o Viveiro forneceu mil mudas de açaí para um único produtor e centenas de outras mudas a outro proprietário, destinadas a reflorestamento por imposição do IBAMA.O Viveiro também produz enorme quantidade de plantas menores que produzem flores, entre elas uma grande variedade de rosas. O local é tão atraente e instrutivo que poderia figurar como roteiro de visitas para as escolas, em todos os níveis, sobretudo porque favorece a pesquisa, dada a quantidade, variedade e quantidade das plantas ali produzidas.
Pela quantidade de mudas produzidas no Viveiro Municipal, Olímpia conta com suporte para recuperação de matas ciliares, proteção de mananciais e nascentes, além de favorecer qualquer iniciativa ou programa de arborização na cidade.Enorme quantidade de mudas das variedades ali produzidas são fornecidas aos municípios de Guaraci, Monte Azul, Severínia e Cajobi. No momento em que realizávamos a reportagem, estavam sendo entregues 600 mudas destinadas ã cidade de Francisco Morato, na Grande São Paulo.
É importante salientar que as mudas produzidas no Viveiro Municipal são fornecidas, em qualquer quantidade, inteiramente de graça. O Viveiro está localizado nas proximidades da CECAP em área remanescente das obras inacabadas da Estação de Captação II do Daemo.
fonte:

Nenhum comentário: