19.2.06

PAU-BRASIL

Caesalpinia echinata Lam.
Família Leguminosae-Caesalpinioideae

O pau-brasil é uma espécie típica da Floresta Atlântica e originalmente ocorria no Brasil, desde o litoral do Rio Grande do Norte até a costa do Rio de Janeiro numa faixa de 3.000 km de extensão.
Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram uma grande quantidade dessa árvore, já conhecida na Europa, e há muito utilizada pelos índios para a extração de pigmentos. Tal era a abundância desta espécie que o país foi chamado de Brasil.
O nome "brasil" se deve ao tronco de cor avermelhada, lembrando brasa, de onde se extraía a tinta vermelha, usada para tingir tecidos e fabricar tinta de escrever. A madeira era utilizada para a produção de todo o tipo de móveis e utensílios.
O Brasil é o único país que leva o nome de uma planta, retrato da grande importância desta espécie, que sofreu intensa exploração durante o período da colonização, e que, hoje, encontra-se na lista oficial da flora brasileira ameaçada de extinção. Outras espécies da Floresta Atlântica também correm risco, pois esse bioma já sofreu uma destruição de 93% de sua área original. Dos locais de ocorrência natural do pau-brasil, atualmente restam apenas pequenos fragmentos no sul da Bahia, em Pernambuco e no Rio de Janeiro, sendo muito rara em outros estados.
Quando adulto, o pau-brasil, pode atingir 30 metros de altura e 1,5 m de circunferência. É uma espécie típica do interior de floresta primária, sendo rara nas formações secundárias, ou seja, dificilmente reaparece de forma natural nos locais de onde foram retiradas ou em locais onde a floresta foi alterada. O pau-brasil é uma planta que tolera sombreamento, não perde sua folhagem no período do outono e é pouco tolerante a baixas temperaturas. Sua madeira é muito resistente, suas flores são amarelo-douradas apresentando uma pétala maior ao centro, manchada de vermelho-escuro, que funciona como sinalizador para os insetos polinizadores. O período de floração varia em cada região, porém normalmente ocorre de setembro a novembro. Os frutos, em forma de vagem, amadurecem entre meses de outubro a janeiro. A árvore torna-se adulta, para o processo reprodutivo, a partir do terceiro ou quarto ano de vida e pode atingir cerca de 300 anos de idade.
A lei 6.607 de 7 de dezembro de 1978, elegeu o pau-brasil como árvore nacional.
A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza , criada em 1990, tem por missão promover e realizar ações de conservação da natureza para garantir a vida na Terra. Através de seu programa de Incentivo à Conservação da Natureza apoia projetos de pesquisa na área de conservação em todo o Brasil, inclusive para conservação de espécies arbóreas.

Leitura Recomendada e bibliografia utilizada
Lorenzi. H. Árvores Brasileiras. V. 1. São Paulo: Editora Plantarum, 1992.
Mello Filho, L. E., Lorenzi H. As Plantas Tropicais de R. Burle Marx. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2001
www.institutopaubrasil.org.br
www.canalkids.com.br

Nenhum comentário: