19.2.06

Ipê

Ipê Amarelo
Nome científico: Tabebuia Chrysotricha Morfologia: Altura de 4-10m, com tronco de 30-40cm de diâmetro. Ramos novos e pecíolos cobertos por densa pubescência ferrugínea. Ecologia: Planta decídua, heliófita, característica de formações abertas de floresta pluvial do alto da encosta atlântica. Sua dispersão é descontínua e irregular.Fenologia: Floresce durante os meses de agosto-setembro, geralmente com aplanta totalmente despida de folhagem. Os frutos amadurecem a partir do final de setembro a meados de outubro.

Ipê Roxo
Nome científico: Tabebuia impetiginosa
Morfologia:Altura de 20 à 30m, tronco de 60 à 90cm de diâmetro. Folhas compostas pentafoliadas.
Ecologia: Planta decídua durante o inverno, heliófita característica das florestas semidecíduas e pluviais. Tem ampla dispersão, porém descontínua. Ocorre tanto na floresta primária densa como nas formações secundárias abertas.
Fenologia: Floresce de maio a agosto com árvore totalmente despida e folhagem. Os frutos amadurecem em setembro-outubro.

Ipê Branco
Nome científico: Tabebuia roseo-alba
Morfologia: Altura de 7-16m, com tronco de 40-50cm de diâmetro. Folhas compostas trifolioladas.
Ecologia: Planta decídua, heliófita e seletiva xerófita, característica de afloramentos rochosos e calcários da floresta semidecídua. Ocorre tanto no interior da mata primária como nas formações secundárias.
Fenologia: Floresce principalmente durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos amadurecem a partir de outubro

Nenhum comentário: