10.12.06

Hibisco



Nome Científico: Hibiscus spp.
Descrição:
É um arbusto e floresce por quase todo o ano. O hibisco é uma planta originaria da Ásia. É um arbusto caracterizado por apresentar caule avermelhado e robusto e altura média de dois metros.

Propriedades Medicinais:
Parte utilizada: flor.
Indicação: auxilia no tratamento dos espasmos gastrintestinais, prisão de ventre, falta de apetite, dispepsia, hipertensão, fragilidade capilar, hemorróidas, ansiedade, insônia, resfriados e gripes.
É excelente para a pele, podendo-se fazer de suas flores (de preferência hibisco vermelho) cremes e xampus. Utilize as pétalas das flores frescas, retirando o miolo delas.
Este mesmo chá das pétalas de hibisco auxilia nos tratamentos de emagrecimento.
Sugestão de preparo (infusão): para 1 colher (chá) da erva, adicione 1 xícara (chá) de água fervente e deixe "descansar" por 5 minutos. Coe e sirva.
Dica: Sirva gelado como refresco ou utilize para preparar gelatina com Agar ou gelatina sem sabor.

Fontes:Internet

MIRTILO

Nome científico: Vaccinium myrtillus L; Vaccinium asbey Read.
Família: Ericaceae.
Similar botânico: Vaccinium arboreum
Outros nomes populares: blueberry (inglês), arándano ou mirtilo (espanhol), myrtille (francês).
Origem: Vários países da Europa e Estados Unidos.
Espécies: Há muitas espécies de mirtilo, sendo que as principais espécies com expressão comercial são divididas em três grupos, de acordo com o genótipo, hábito de crescimento, tipo de fruto produzido e outras características.
As práticas de manejo são diferenciadas para cada um dos grupos, desde a produção de mudas até a colheita e utilização dos frutos. Estes grupos são:
a) "highbush" (mirtilo gigante), tetraplóide, originário da costa oeste da América do Norte. Sua produção, dentre os demais grupos, é a de melhor qualidade, tanto em tamanho quanto em sabor dos frutos. A principal espécie deste grupo é Vaccinium corymbosum L., ainda que as espécies V. australe e V. darrowi possam ser usadas para fins de melhoramento genético;
b) "rabbiteye", hexaplóide, originário do sul da América do Norte. Compreende a espécie Vaccinium ashei Reade. Em relação ao grupo anterior, produz frutos de menor tamanho e de menor qualidade.Apresenta maior produção por planta e seus frutos têm uma maior conservação em pós-colheita. Apresenta maior importância comercial em regiões com menor disponibilidade de frio, por causa da sua tolerância a temperaturas mais elevadas e à deficiência hídrica;
c) "lowbush", diplóide, tem hábito de crescimento rasteiro e produz frutos de pequeno tamanho, cujo destino é a indústria processadora.
Constituintes químicos: ácidos orgânicos, antocianinas, glucoquininas, pectinas, taninos.
- Bagas: açúcares, ácidos orgânicos, taninos, vitaminas, pigmentos orgânicos.
- Frutos: taninos catéquicos (5%), ácidos orgânicos, açúcares, inositol, pectina, carotenos, pigmentos antociânicos (0,50%): neomirtilina-delfinidol, cianidol, malvidol, petunidol; flavonóides: rutósido.
- Folhas: taninos catéquicos (6-10%); hidroquinona, traços de arbutósido; flavonóides derivados do quercetósido, ácidos triterpênicos (ursólico, oleanólico), glucoquinina: neomirtilina; sais minerais: ferro, magnésio, cromo; traços de alcalóides quinolizidínicos: mirtina, epimirtina.
Características: A planta de porte arbustivo ou rasteiro é caducifólia. O fruto é uma baga de cor azul escura, de formato achatado, coroada pelos lóbulos persistentes do cálice e com aproximadamente 1 a 2,5 cm de diâmetro e 1,5 a 4 g de peso. Apresentam em seu interior muitas sementes e tem sabor doce-ácido a ácido.
Cultivo: A propagação de mirtilo pode ser realizada por sementes, rebentos ("suckers") e estacas. A propagação por sementes é útil no desenvolvimento de novas variedades, mas se caracteriza por induzir um longo período improdutivo e por produzir plantas diferenciadas da planta matriz em muitas características; o uso de rebentos permite a obtenção de plantas grandes em pequeno número e em tempo relativamente curto. A enxertia, a mergulhia e a propagação por sementes podem ser usadas com propósitos especiais. Em nível comercial, o mirtilo é propagado principalmente por estacas, mas este método de propagação proporciona resultados bastante variáveis conforme a espécie e a cultivar Em "rabbiteye", a propagação é preferencialmente realizada por estacas semilenhosas ou herbáceas, uma vez que o enraizamento obtido com estacas lenhosas é baixo.
Adicionalmente, a cultura de tecido pode superar a baixa eficiência dos métodos tradicionais de propagação desta espécie.
O mirtilo prefere solos ácidos (pH 4,0 a 5,2), com elevado teor de matéria orgânica (superior a 5%), boa retenção de umidade e boa drenagem. A exigência em frio hibernal varia de 300 a 1100 horas de frio (com temperaturas menores ou iguais a 7,2°C), conforme a espécie e a cultivar. Os frutos podem ser consumidos "in natura" ou após processamento por congelamento, desidratação, enlatamento ou fabrico de geléias ou licores. As características ornamentais do mirtilo contribuem para que esta seja uma alternativa adicional de utilização.
Há fatores que dificultam a expansão do mirtilo no Brasil, tais como as condições de clima e solo, o crescimento lento da planta, as dificuldades no manejo da colheita e a falta de mudas, devido a dificuldades de propagação em alguns cultivares. Por outro lado, as perspectivas de cultivo no Brasil são promissoras, tanto para consumo interno como para exportação. Para a maior parte das regiões do Sul do Brasil, onde o mirtilo tem maior possibilidade de adaptação, a espécie Vaccinium ashei é a mais promissora.
As plantas são arbustos de pequeno porte que crescem em sub-bosques de florestas temperadas na Europa. Vive em regiões nas quais o inverno é bastante rigoroso, daí a dificuldade em cultivá-lo no Brasil.
Parte utilizada: folhas, frutos.
Propriedades medicinais: adstringente, antibacteriana, antidiarréica, estimulante da circulação sangüínea, hipoglicêmica, tônica.
Indicações: diabete, catarro gastrintestinal, inflamação (bexiga, boca, laringe), diarréia, tonificar vistas cansadas, estimular a circulação sangüínea, reduzir a taxa de açúcar do sangue, eliminar catarros gastrintestinais, inflamações da bexiga, convalescença. Melhorar a visão noturna, retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pré diabético.
- Frutos: varizes, hemorróidas, fragilidade capilar, arteriopatías, edemas por insuficiência venosa, hemeralopia, retinite pigmentaria, miopia.
- Folhas: diarréia, diabete, cistite, uretrite, pielonefrite, vulvovaginite. Uso externo: dermatomicoses, eczemas, feridas, úlceras dérmicas.
Atua em casos de diarréias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibactericida. Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas, talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas.
Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético, etc. Há um produto comercial no Brasil denominado miralis, fabricado pela Ativus Farmacêutica.
Contra-indicações/cuidados: gastrites e úlceras gastroduodenal. Devido à considerável quantidade de hidroquinona das folhas, os tratamentos devem ser descontínuos.
Efeitos colaterais: pacientes com gastrite ou úlceras gastroduodenais devem evitar o uso do mirtilo, pois devido aos taninos pode haver aumento da moléstia.
Modo de usar:
Fruto: - Fabricação de: doces, compotas, geléias, corante de vinhos;
- Consumido ao natural, seco ou cozido;
- Mastigados (secos) para tratar a diarréia;
- Vinho de mirtilo, a compota e o extrato alcoólico: diarréia;
- O sumo, a compota e a geléia: inflamações da boca e da laringe;
- Infusão de cinco colheres de sopa de fruto em um litro de água. Deixar por15 minutos. Beber durante o dia.
- Decocção de 35 g por litro de água. Ferver por 5 minutos. Beber a vontade.
Folhas: - Consumidas na forma de saladas.
- Compressas e máscara: repouso da pele do rosto.
- Infusão de cinco colheres de sopa de folhas em um litro de água(fervente). Deixar esfriar e beber durante o dia.
- Decocção de 5 colheres de sopa de folhas por litro de água. Ferver por 5minutos. Tampar e deixar esfriar. Beber durante o dia.
O mirtilo, cujo nome científico é Vaccinium myrtillus, é o blueberry ou cereja azul dos norte-americanos e tem fama de ser uma planta que promove a longevidade. Quem incentiva o plantio dessa espécie no Brasil, mas apenas no Rio Grande do Sul, é a Embrapa Clima Temperado, que tem as mudas, na região de Pelotas. É inútil plantar o mirtilo em outros Estados. Uma dascaracterísticas da planta é precisar de muito frio para produzir, pelo menos 1.100 horas anuais com temperaturas abaixo de 7 graus. É por isso que o Brasil tem importado a fruta, que pode ser encontrada a preços muito altos nos supermercados sofisticados.
O mirtilo (blueberry, em inglês; arándano, em espanhol) é uma espécie ainda pouco conhecida no Brasil. Sua implantação data da segunda metade da década de 1980, em uma coleção de cultivares na Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e a primeira iniciativa comercial no país começou a partir de 1990, em Vacaria (RS). Apesar de ser uma espécie recente em nossas condições, o mirtilo é largamente cultivado em países do Hemisfério Norte, principalmente na Europa e Estados Unidos. Nestas regiões, a espécie tem importância comercial significativa, além de estar havendo uma ampla divulgação da utilização dos frutos como "fonte da longevidade", devido à sua composição nutricional. Estes fatores têm impulsionado o cultivo em regiões não-tradicionais, como a América do Sul, na qual destaca-se o Chile como principal produtor. Muitos destes países beneficiam-se da possibilidade de produção durante a entressafra européia e norte-americana.

Olhos
Estudo revela que Mirtilo (vaccinium myrtillus) e suplementos de luteina podem melhorar a saúde da sua visão.
Um estudo clínico recente revelou que o uso de mirtilo e suplementos de luteina aumentam significativamente os níveis de luteina no sangue e nos tecidos oculares, o que pode melhorar a saúde dos olhos.
Luteina é um dos maiores pigmentos encontrados na retina. Pesquisas recentes revelam que uma dieta rica em luteina, consistindo de muitas frutas e vegetais verdes e amarelos, está associada à redução do risco de DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade), causa principal de perda de visão em adultos. A maioria dos Americanos, entretanto, não consome quantidadesuficiente de luteina em sua dieta.Há aproximadamente 1.7 milhões de pessoas acima dos 65 anos que sofrem com DMRI. Acredita-se que a luteina pode ter uma função protetora contra DMRI por absorver o efeito nocivo da luz azul dos raios solares e prover proteção antioxidante à retina.
Durante o estudo, 21 homens e mulheres consumiram suplementos de luteina e mirtilo por 6 meses (2.4 mg/dia). O soro (encontrado no sangue) e o nível de luteina macular (encontrado no tecido ocular) foram medidos ao longo do estudo e depois de 6 meses. O nível de luteina no soro aumentou em 128%. O estudo foi patrocinado pela Nutrilite, uma divisão da Amway, e conduzida em colaboração com pesquisadores da Florida International University em Miami (Flórida).
Um questionário administrado no começo do estudo descobriu que os participantes estavam consumindo apenas 1.2 mg de luteina por dia via ingestão de alimentos. O estudo mostrou que o aumento de luteina de 1.2 mg/dia para 3.6 mg/dia, através de suplementos de mirtilo e luteina, pode elevar o nível de luteina no soro próximo ao nível encontrado em indivíduos com dieta rica em luteina.
“A revelação surpreendente deste estudo é que uma dosagem tão pequena como 2.4mg/dia de luteina produziu aumento mensurável nos níveis de pigmentos da retina destes indivíduos em apenas 06 meses”, disse o Dr. John Landrum, professor da Florida International University e pesquisador chefe deste estudo.
“Este estudo ressalta a importância que os suplementos de luteina geram na quantidade de pigmentos presentes na mácula retiniana humana”.
Descobertas preliminares deste estudo foram apresentadas em abril no Experimental Biology'99 (FASEB) em Washington (DF). As descobertas do estudo completo foram apresentadas no 12º International Carotenoid Symposium em Cairns (Austrália) em julho e em outubro no American College of Nutrition Annual Meeting em Washington (DF). Publicações do manuscrito deste estudo são esperadas até o final do ano.
_______________________________________________________
Myrtillin (Bilberry Extract) – Remédio:
Myrtillin é dotado de poderosa ação sobre a micro-circulação, com atividade específica sobre os pequenos vasos. Myrtillin é um dos extratos mais bem divulgados e vendidos nos Estados Unidos e na Europa.
Myrtillin é obtido das bagas da uva-do-monte (Vaccinium myrtillus L.) e é padronizado em termos dos anotocianidinas presentes na sua constituição.
Essas antocianidinas agem fortalecendo as paredes dos capilares pela formação de um complexo com os fosfolipídios da membrana das células endoteliais (ação parietal).
Myrtillin possui especial atuação sobre desordens oftálmicas. Myrtillin é particularmente efetivo na área que circunda os olhos. Pode ser indicado na miopia, na hemeralopia (incapacidade de ver distintamente tanto com luz clara quanto sob iluminação reduzida), na fadiga ocular e na retinopatia causada pela fotossensibilidade em diabéticos.
Uso culinário: Na culinária pode ser utilizados em müsli, marmelada, vinho e bolos.Seu suco era empregado para tingir finos vinhos tintos.
Fotos:http://ispb.univlyon1.fr/cours/botanique/photos_dicoty/dico%20Q%20a%20Z/Vaccinium%20myrtillus.jpg
http://www.heilpflanzen-suchmaschine.de/heidelbeere/heidelbeere_bilder.shtmlhttp://www.ibiblio.org/herbmed/pictures/p14/pages/vaccinium-myrtillus-3.htmwww.ibiblio.org\herbmed\pictures\p14\pages\vaccinium-myrtillus-1.htmwww.ibiblio.org\herbmed\pictures\p14\pages\vaccinium-myrtillus-2.htmwww.ibiblio.org\herbmed\pictures\p14\pages\vaccinium-myrtillus-3.htmwww.ibiblio.org\herbmed\pictures\p14\pages\vaccinium-myrtillus.htmfonte: http://www.pharmactiva.com.br/pesquisa_myr.htm
http://www.luteininfo.com/portugese/1003.shtml
http://www.plantamed.hpg.ig.com.br/PG/TEXTOS/NCV/Vaccinium_myrtillus.htm
A Embrapa Clima Temperado pode ser contatada por (0--53) 275-8110, fax (0--53) 275-8221, e-mail: sac@cpact.empraba.br. O site é www.cpact.embrapa.br .
O Estado de São Paulo - Data Edição: 30/07/03
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=3472 http://ci-66.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.aspDr. Luis Carlos Leme Franco (Curitiba, PR) e outros. Maio, 2004.

Links:ARÁNDANO – MIRTILO - http://www.lanaturaleza.net/arandano.htm
INDEX SYNONYMIQUE DE LA FLORE DE FRANCE - http://www.inra.fr/Internet/Centres/Dijon/malherbo/fdf/va-vh.htm
GLOSSÁRIO SOBRE FRUTAS - http://www.sk.com.br/sk-fruit.html
Taxons consultables - http://biodiver.bio.ub.es/servlet/naturdigit.CercaTotalTaxons?POP
Liber Herbarium II - http://www.liberherbarum.com/-PharmaNavneS.htm
European Flora: T to Z - http://www.ecnc.nl/doc/ecnc/saxifrag/euroflor-tz.html
Canto Verde - http://www.rionet.com.br/~cantoverde/m.html
Bol na Mesa: http://bolnamesa.bol.com.br/ervas/mirtilo.jhtm

Losna

Nome Cientifico: Artemísia Absinthium
Outros Nomes: Absinto, losna-maior, erva dos vermes.

Descrição: Bastante difundida na Europa; norte da África, Ásia e Américas, são utilizados desde a Antiguidade como aromatizante em bebidas e por seu sabor amargo.

Partes utilizadas: Folhas e flores.

Indicações: Propriedades Medicinais:
A Losna é empregada para eliminar diarréias, envenenamentos, intoxicação, catarro pulmonar, inapetência em crianças, afecções gástricas, hepáticas e renais, gripe e mau hálito. Contra TPM e cólicas menstruais. A Losna ajuda em tratamentos para a obesidade, pois ativa fígado, aparelho digestivo e intestinal. É muito boa para deprimidos e no tratamento de alcoolismo e drogas, pois desintoxica.
Foi muito usada na Antigüidade para combater os envenenamentos por outras plantas e também nas intoxicações.
Faz-se cataplasma sobre o ventre, combate à febre, dores de estômago, cólicas e problemas de fígado.
É usada pela medicina caseira como poderoso vermífugo, mais particularmente usada na destruição das solitárias, usando-se o chá. Usa-se o chá para os males do sistema digestivo como mau hálito, diarréias, cólicas. Também como regulador da menstruação, histerismo, febrífugo, inapetência e excesso de gases. É energético tônico e debeladora de febres.
É aconselhado o chá nos problemas de fígado e intestinos, assim como nos casos de urina solta. Esse mesmo chá é um excelente colírio.
Em diarréias pode-se ferve-la em vinho e beber o chá ou usa-lo em compressas sobre o ventre.
Tintura das flores e folhas: tônico; distúrbios biliares e hepáticos, flatulência, má digestão, calmante, reumatismo, gota, febre.
Infusão das flores: vermífugo.
Folhas, por infusão: Azia, febre, envenenamentos, vermífugo, diabete, perturbações do estômago e do fígado, prisão de ventre, obesidade, cólicas, sinusite, coriza, anemia, dismenorréia, tísica, nervosismo.
Receita: Triturar 20 g de folhas e ou flores e misturar em 1 litro de água ou vinho e tomar um cálice ao dia após as refeições.
Efeitos Colaterais: Não se deve abusar tomando demais, pois destrói os glóbulos vermelhos do sangue.

Na culinária:
Utilizado para dar sabor amargo às diversas bebidas, como vinhos, licores, vermutes utilizados como aperitivos ou digestivos.

Plantio: Gosta de solos pobres e secos, é bastante encontrada próximo ao litoral, não suporta geadas, sua propagação é feita por estacas ou divisão de touceiras.

Conservação: São secas à sombra e conservadas em caixas de madeira.

Fonte: http://www.aleph.com.br/pleiades/ervas/losna.htm
Revista: Ervas Medicinais - Editora Escala.

Hera

Nome Científico: Glechoma hederacea; Hedera spp; Hedera helix L.
Família: Labiatae (Lamiaceae); Araliaceae.
Outros Nomes: "Erva São João"; Hera Européia, Coroa da Terra. Hera Terrestre.
Características: arbusto tipo trepadeira ou rasteira, com folhas verde-escuras brilhantes. Muito usada como planta ornamental, possui frutos tóxicos. Planta trepadeira da família das Araliáceas com duas variedades: Hedera Helix e Hedera helix vulgaris variegata (esta conhecida como hera-malhada). Do latim hedera.
Habitat: proveniente da Europa, Norte da África, Ásia e Ilhas Canárias; desenvolve-se melhor em lugares úmidos e com pouco sol.
Propriedades Medicinais:
Partes usadas: folhas.
Expectorante, tosses, bronquites, úlceras varicosas, excitação nervosa, hemicrania, menstruação difícil, emenagoga, asma, furúnculos, hidropisia, hipertensão, gota, antiulcerativa, cicatrizante, analgésica, vasodilatadora, cicatrizante antiinflamatória e celulite.
Suas folhas apresentam substâncias antiinflamatórias e podem ser aplicadas como cataplasma em queimaduras de sol e feridas. É indicada para casos de nefrite, nevralgia, bronquite, edema, menstruação difícil, reumatismo, tosse e, aplicada na forma de chá, escurece os cabelos brancos. Suas propriedades adstringentes foram utilizadas para reduzir sinusite, bronquite, febre do feno e renite alérgica.
Seu componente (hederosaponina) permite ação contra fungos, hipofunção da glândula tireóide (redução de glicose e triglicérides), problemas pulmonares e afecções reumáticas, bem como ativar a vesícula biliar. Nos casos de nevralgias, há redução da sensibilidade dos nervos periféricos, amenizando a dor, devido à ação da saponina.
Esta planta é empregada em uso externo e interno para estimular o metabolismo geral, principalmente na primavera; na fraqueza da bexiga, nas obstruções do fígado e do baço, na debilidade do trato digestivo, na insuficiência da gênese do sangue, nas perturbações de origem tuberculosa dos órgãos respiratórios, na asma bronquial, na escrofulose, nos cálculos ena icterícia; tais ações se aproximam às das Labiadas.
Ramos floridos, por infusão: Tônico do estômago, antiespasmódico, diurético, afecções das vias respiratórias, anticatarral, afecções do aparelho genital feminino.
Modo de usar uso externo
Infusão - para queimaduras e úlceras varicosas: 10g de folhas de hera frescas para 2 litros de água fervente. Deixar amornar, coar, colocar numa gaze e aplicar na área afetada. O líquido da infusão deve ser usado para lavar o ferimento causado pela queimadura.
Para escurecer cabelos brancos: chá por infusão com 1g de enxofre.
Óleo de hera ajuda a diminuir a celulite (veja o livro 50 Sucos Medicinais Campeões em Saúde, do autor)
Uso interno
Infusão - para excitação nervosa, bronquites, tosses: 100 ml de água fervente para 6g de folhas. Tampar por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia.

Obs: não é recomendado aumentar a dosagem, pois outras partes da planta são venenosas, especialmente os frutos.
Não é indicada para gestantes, lactantes e portadores de hipertireoidismo.

Propriedades químicas: saponinas (hederina, hederosaponina, hederagenina, hederacosídeo), flavonóides (rutina e quercentina), ácidos clorogênico, terpênico, iodo e princípio amargo (glechomina).

Fontes: www.planetaterra.com.br/saude
http://www.parana-online.com.br/noticias/colunista.php?op=ver&id=162797&caderno=20&colunista=112

Flor-de-cera

Nome Científico: Hoya carnosa.
A flor-de-cera (Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da China, que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana.
Dicas de cultivo:
A flor-de-cera multiplica-se bem por estacas de galho. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se. Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura: 2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal 1 parte de areia.
Luminosidade e temperatura:
A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25 graus C.
Regas: No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a freqüência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma "reserva".
Adubação: A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dias durante a primavera e na época de floração.

Como evitar e tratar problemas

Folhas secas e com manchas: Indica ambiente muito seco. Como medida de emergência, recomenda-se pulverizar toda a planta com água. Providencie um local com mais umidade no ambiente.
Manchas escuras nas folhas: Geralmente são indícios de que a planta recebeu muita luz solar direta. Em alguns casos, as manchas indicam ataque de fungos.
Queda de brotos e botões: Podem ocorrer quando a planta recebe corrente de ar frio; por ter sido trocada de lugar, alterando suas condições de luminosidade, temperatura e umidade ou por calor excessivo.
A planta não floresce: Por luminosidade insuficiente; pode estar faltando algum nutriente para a planta; a umidade do ambiente pode estar muito baixa ou a planta necessita ser replantada por estar muito grande.
Folhas amarelas com pontos pretos:
· Pode ser excesso de regas. A solução é cortar as partes danificadas e reduzir as regas até que a planta esteja recuperada.
· Excesso de sol direto. Mude a planta de lugar.
· Substrato pobre em nutrientes, especialmente nitrogênio. Forneça uma boa adubação para a planta.

Feijão

Variedades
Feijão Azuki: possuem grau de fermentação inferior aos demais feijões. Seu preparo é igual ao do feijão comum. Indicado para evitar a formação de cálculos nos rins e na vesícula. Regula a hipertensão natural e o excesso de açúcar nos diabéticos. Torrando-se seus grãos, e adicionando-se água, é preparado um chá especial para diabéticos e para a eliminação do excesso de acido úrico. Excelente fonte de cálcio, fósforo, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B.

Propriedades Culinárias e Nutritivas:
Maximizar os Nutrientes do Feijão:
Em primeiro lugar, ficam sabendo que a panela de pressão destrói os aminoácidos! Tem que cozinhar o feijão de panela aberta, sem tampa!
- Deixar o feijão de molho na noite anterior;
- Colocar na panela sem tampa o feijão com uma nova água mineral, e nada mais;
- Quando ferver apagar o fogo, e só neste momento tampar e deixar descansar 1 hora;
- Enquanto descansar colocar bastante tempero cru: alho, cebola, cenoura ralada; louro;
- Após o descanso de 1 hora com os temperos, cozinhar de novo sem tampa por 30 minutos, ou mais conforme a qualidade do feijão. Se necessário colocar mais água;
- Está pronto.

Por se tratar de uma proteína vegetal não comer o feijão com o arroz (carboidratos) ou batatas! A combinação dos alimentos é outra dica para uma melhor saúde.
Diante de minhas pesquisas, a toxina do feijão se concentra na espuma da fervura, então é bom que se retire para aproveitar melhor essa delícia.

Propriedades Medicinais:
Para quem tem mão tremendo recomendo comer um grande prato de feijão todo dia. Porém só o feijão conforme a receita acima, e sem nenhum acompanhamento. Não comer nada antes e nem depois pelo menos por 2 horas. O tempo de digestão do feijão é de 3 horas! Seria isto a sua refeição, e vejam as mudanças depois de uns 15 dias!

Estudo diz que comer feijão pode inibir câncer
Uma dieta rica em feijão, frutas secas e cereais pode prevenir o surgimento de câncer, segundo uma pesquisa realizada pela University College de Londres e publicada na revista Cancer Research.
Os cientistas descobriram que estes alimentos contêm um potente composto anticâncer que bloqueia uma enzima envolvida no crescimento de tumores.
Segundo os pesquisadores, no futuro pode ser possível reproduzir esse composto em uma droga anticâncer.
Os cientistas já vêm explorando há algum tempo a enzima fosfoinositídeo 3-quinase como alvo para o tratamento de câncer, mas encontram dificuldades para desenvolver inibidores do crescimento de tumores por problemas relacionados à estabilidade química e à toxicidade.
Composto natural
Os pesquisadores descobriram que um composto natural, chamado inositol pentaquisfosfato, encontrado na maioria dos legumes e também em farelo de trigo e em frutas secas, bloqueia a atividade da enzima.
Quando eles testaram a ação do composto em ratos com câncer de ovário e pulmão, eles descobriram que ele não somente bloqueava o crescimento dos tumores, mas também melhorava o efeito de outras drogas anticâncer.
Além disso, o composto não é tóxico, diferentemente de agentes quimioterápicos convencionais.
“Nosso estudo sugere a importância de uma dieta rica em alimentos como feijão, frutas secas e cereais para ajudar a prevenir o câncer”, diz Marco Falasca, um dos autores do estudo.
“Nosso trabalho vai se concentrar em estabelecer se o composto pode ser desenvolvido em um agente anticâncer para terapia humana”, diz.

fontes: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/09/050915_cancerfeijaorw.shtml
TSP – Patrick Jean Divorne e José Antonio Marks.
Livreto Mundo Verde.

Dama da Noite

Nomes Científicos: Cestrum Nocturnum; Epiphyllum Oxypetalum.
Outros Nomes Populares: Rainha da Noite. Em Iorubá é chamada de Àlúkeresé.
Família: Cactaceae.

Descrição: Esta espécie epífica surge nas regiões do México ao Brasil, onde cresce exuberante, se apoiando nos galhos das árvores.
A planta apresenta caules pendentes e gosta de estar em locais que ofereçam boa iluminação, porém sem a incidência direta de sol. As flores, que desabrocham a noite, surgem no período que vai do outono ao inverno.
Sua multiplicação é feita por estacas.

Fontes: Revista Natureza nº 147.ão é feita por estacas.

8.12.06

Abiu ou abieiro

Nome popular: abieiro
Nome científico: Lucuma caimito (Ruiz & Pav.) Roem & Schult.
Família botânica: Sapotaceae
Origem: Peru - Região Amazônica.

O abiu é fruto do abieiro, uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá, tutiribá, sapoti etc. Originária do Peru acha-se perfeitamente aclimatada em nosso país. O abieiro é uma planta tropical, originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da parte amazônica brasileira. A árvore e seu fruto, o abiu, são facilmente encontrados na forma silvestre por toda a Amazônia: alguns exemplares do abieiro fazem até parte da arborização urbana da região enfeitando praças de Manaus, sendo também encontrados nas cercanias de Belém. Apesar de ser mais conhecido na Amazônia, o abieiro cresce e frutifica em quase todo o Brasil litorâneo, por onde se espalhou sem pedir licença.

Características da planta: Árvore de até 10 m de altura, tronco de casca áspera, copa densa e esgalhada. Folhas lisas e brilhantes. Flores de coloração: amarelo-avermelhada.
Fruto: De forma ovóide ou esférica, coloração amarela, casca lisa, apresentando látex leitoso que coagula em contato com ar. A polpa é translúcida, branca ou amarelada, mucilaginosa e doce. Encerra em seu interior de 1 a 4 sementes lisas e pretas.
A forma da fruta difere bastante de uma variedade para outra, podendo ocorrer frutos inteiramente redondos, ovais e alongados, todos eles do tamanho aproximado de um ovo grande de galinha ou de pata. Sua superfície é lisa e contém uma polpa gelatinosa, branca ou amarelada, às vezes adocicada, às vezes sem sabor e, às vezes, para o prazer de muitos, dulcíssima.
Para Eurico Teixeira, o abiu, além de delicioso, muitas vezes se transforma em verdadeiro símbolo da pátria por levar, como bandeira, suas cores principais -o verde e o amarelo - pois algumas variedades apresentam sobre a casca amarela várias estrias verdes, que riscam o fruto no sentido longitudinal.

Propriedades Culinárias:
A fruta é aproveitada quase sempre in natura podendo, porem, ser conservada até uma semana, quando refrigerada, ou então, processada como geléia.

Outras Utilidades:
Como fruta fresca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável. Por outro lado, esse mesmo látex e um outro - que sai da casca da árvore - são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros.

Propriedades Medicinais:
Sem uso na liturgia, tem folhas curativas; a parte inferior desta, colocada nas feridas, ajuda a superar; se inverter a posição das folhas, a cura será apressada.
A casca da árvore cozida tem efeito cicatrizante.
Utilidades Medicinais:
Inflamações - Aplicar localmente cataplasma do azeite extraído das sementes.
Otite - Pingar algumas gotas do azeite do caroço do abiu, morno, Infelizmente este azeite não é fácil achar no mercado.Pulmões, doenças crônicas do - Fazer refeições com a polpa do abiu cozida em água e sal. Utilizar morno, inclusive o caldo, ao qual se pode adicionar mel. Este caldo com mel pode ser tomado ao longo do dia, às colheradas.
Cultivo: Cresce espontaneamente na Amazônia, adaptando-se para cultivo nas regiões litorâneas do Oiapoque (AP) até Santos. Cultivada em quase todo o país, prefere solos profundos e humosos. Multiplica-se por sementes, produzindo 200 frutos por árvore, podendo atingir até 1.000 frutos.
O cultivo do abieiro é aparentemente simples, exigindo pouca fertilidade da terra e poucos cuidados, exceto quando a planta ainda é nova.
Com 3 anos de idade inicia a frutificação, que se avoluma bastante a partir do quinto ano. Sendo o abiu fruto generoso, de árvore bonita e de abundante frutificação, basta um único abieiro num quintal caseiro para suprir toda uma família, seus agregados e vizinhos, da delicadeza dos sabores da fruta.
Apesar de todas as suas excelências e qualidades, o abieiro permanece, no Brasil, como árvore frutífera de quintal e de pomares não-comerciais.

Fontes: Internet.