29.11.06

GENGIBRE

Nome Científico: Zingiber officinale Roscol.

Descrição:
Ao longo de toda história antiga, ele sempre foi uma planta muito cara, de difícil aquisição e restrita, na maior parte das vezes, às camadas mais altas das sociedades.
Safra: Janeiro a Outubro.

Propriedades Medicinais:
Parte utilizada: Raiz e casca.

Uma raiz com altos poderes medicinais.
Nos dias de hoje, tem sido muito empregada na alimentação e na medicina para combater náuseas, principalmente aquelas que surgem nas viagens por mar. Combate às náuseas, provocando o aumento de salivação, pode ser mastigado para prevenir enjôos em viagens marítimas.
Também é usado no combate a dores musculares, feridas, reumatismo, náuseas, tosse, má digestão, problemas no fígado e estômago, flatulência, úlceras, alto índice de triglicérides e colesterol no sangue.
Age muito bem na garganta, sendo seu chá indicado a todas as pessoas que utilizam bastante a voz como oradores, cantores, etc.
É excitante, digestivo; combate gases e cólicas, gripes, bronquite.
Combate à flatulência, bastando para isso apenas usa-lo como tempero nas refeições.
Tem também uma aplicação em casos de problemas pulmonares e circulação sanguínea, usando-se o chá.
Pode também ser um bom aliado de quem vive de olho na balança. Isso porque, segundo a medicina chinesa, ajuda a quebrar a gordura.
Infusão, raiz mascada e cristais: excitante, dispepsia, gases, diarréia, gripe, tosse, bronquite, resfriado, asma, cólera, gota, infecções, mau-hálito, tártaros, inflamações gengivais, reduz o colesterol, estimula a imunidade, afrodisíaco.
Raízes, por decocção: Purifica o sangue, tônico, bactericida, expectorante, rouquidão, dores espasmódicas, combate os vômitos, baixa o colesterol, estimula o apetite, carminativo, favorece a diurese.
Compressa e emplasto: bursite; Traumatismos, inchaços, reumatismo, nevralgias, dores nas articulações.

Contra-indicação:

O consumo de gengibre é contra-indicado para gestantes e pessoas com cálculo biliares.
O povo a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbações do estômago, em chá, por ser estimulante digestivo.


Propriedades Culinárias:
Vitaminas A, B e C ele tem de sobra. Mas não só elas. O gengibre fresco também é rico em cálcio, fósforo e ferro. 100g de Gengibre fornecem 46 calorias.
O Gengibre é uma raiz picante que substitui o alho.
Os japoneses sempre servem uma pequena porção de gengibre a mesa.
Outra propriedade é de aliviar os odores dos alimentos e agir contra os efeitos tóxicos.
Levemente picante, o gengibre é mesmo um tempero-surpresa. Tanto podem acentuar o sabor de pratos salgados como enriquecer sobremesas inusitadas.

Fontes: Internet.

O lixo que faz o solo saudável

Separar o lixo orgânico do reciclável já é hábito em muitas casas brasileiras. Melhor ainda quando detritos, cascas de frutas, restos de vegetais e folhas secas transformam-se em adubo para o jardim. Em plena capital paulista, essa experiência ecológica e econômica se repete a oito anos na casa de Stela Goldenstein, Secretária Adjunta do Meio Ambiente do Estado de São Paulo: "Acho mais fácil alimentar as plantas com o composto orgânico do que com o químico, que é muito concentrado. 0 natural não oferece risco de erro na dosagem e nunca prejudica as plantas. Ao mesmo tempo mantém a permeabilidade e a umidade do solo". A dica para quem quer começar é manter dois pequenos lixos em cima da pia: um para o material orgânico e outro para o restante. Fundamental mesmo é criar o hábito, contar com a cumplicidade da família e das pessoas que são responsáveis pela organização e limpeza da casa. 'Eu cansei de catar do lixo que ia para a rua verdadeiras preciosidades, ricas em nutrientes para as plantas: cascas de ovos têm cálcio; borras de café são fontes de potássio. O importante é explicar a todos a importância de reaproveitar esse material'.

O passo a passo da compostagem
Se você mora em casa e tem espaço, a montagem de sua composteira será a aeróbica, ao ar livre, feita numa caixa sem fundo, colocada diretamente no solo. Para apartamentos e áreas verdes bem pequenas, há o método anaeróbico, sem oxigênio. Conheça as duas técnicas.
Compostagem aeróbica
1- Coloque sobre a terra um caixote de madeira sem fundo e com uma divisão: do lado esquerdo, fica o lixo em processamento, e do outro, o composto orgânico pronto. É importante que o recipiente tenha frestas para a circulação de ar e uma pequena porta do lado direito para a retirada do composto.
2- Jogue no compartimento da esquerda casca de frutas, legumes, folhas de verduras não aproveitadas, folhas e flores que caem das árvores, cascas de ovos, borras de café. Não coloque alimentos processados, como sobras de comida, e restos de carne, assim o material apodrece, provoca mal-cheiro e atrai ratos; baratas e moscas.
3- Para acelerar a decomposição, a cada camada de 20 cm, regue com fermento. Prepare da seguinte forma: num tambor plástico de 50 litros, misture com água cerca de 8g de esterco de diferentes animais que se alimentam de plantas (por exemplo, cavalo, porco, galinha, coelho). Esse material é vendido em chácaras ou por viveiristas.
4- Quando atingir a altura ou quantidade de material desejada deixe descansar por trinta dias, caso tenha regado com fermento de esterco. Lembre-se de que no verão o processo de decomposição é mais rápido do que no inverno.
5 - Depois desse período, passe as camadas, uma a uma, para o outro lado da composteira, regando com fermento a cada 20 cm. A idéia é inverter o material, de forma que a última camada de 20 cm do lado esquerdo, seja a primeira do lado em que o composto ficará pronto. Deixe descansar outros trinta dias. Nesse período, de vez em quando, regue a superfície com mais fermento.
6 - Depois desse descanso, todos os restos terão sido transformados em composto vegetal, sem cheiro e com consistência amanteigada. Retire com pá pela porta da direita.
Calcula-se que uma composteira do 1 m2 comporte do 70 a 80 kg de matéria orgânica, que será reduzida a cerca do 30 kg do adubo. Para o preparo do solo, pode-se utilizar de 1 a 2 kg do composto por m2. Para cobertura de vasos, jardineiras e jardins, a medida é de 200 g do composto orgânico por m2.
Compostagem anaeróbica
Se você quer fazer uma composteira e mora em apartamento ou numa casa apenas com canteiros e floreiras, não desanime! Uma idéia muito popular no Japão, país famoso por otimizar os menores espaços possíveis, já chegou ao Brasil. É o Eco Baldinho. Comercializado pela Fundação Mokiti Okada, utiliza o fermento bokashi com um sistema de compostagem anaeróbica.
O método consiste em depositar todo tipo de resíduo orgânico, inclusive restos de comida e carnes, num recipiente de 10 litros. A cada refeição, por exemplo, deposita-se uma camada de material orgânico, cobre-se com 10 g de bokashi e tampa-se hermeticamente o recipiente. Quando o baldinho estiver completo. é só mantê-lo fechado de cinco a dez dias. Esse composto pode ser usado diretamente no solo.
Bokashi é um composto orgânico em pó, pré-fermentado, que deve ser aplicado sobre o material orgânico.

Na página: http://www.paisagismobrasil.com.br/?lnk=todos&f=geral&area=ecologia&dir=1&uid=505&dir=1


Fontes: Internet.

Manjericão

Nome Científico: Ocimum spp.
Outros nomes: Alfavaca; atroverã; Alegria das Montanhas; Basílico. Francês = basilic, Inglês = basil, Espanhol = albahaca de hojas anchas, Italiano = basilico.
Origem: Originário da Índia onde é cultivado quase como planta sagrada; o manjericão foi introduzido na Europa na Antiguidade.
Descrição: Planta herbácea com altura média de 60 a 90cm. Suas folhas são ovaladas e de cor verde brilhante. Toda a planta exala um suave perfume. Suas flores podem ser brancas ou levemente rosadas. É uma planta conhecida desde a antiguidade pelas suas propriedades medicinais e também como condimento para temperar saladas, molhos e carnes.
O manjericão é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Na sua família existem muitos tipos: o alfavacão, o manjericão de folha larga, o de folha miúda, também chamado de basilicão e o de folhas roxas. Todos eles têm os mesmos princípios ativos. A diferença está no sabor mais ou menos ativo.
Propriedades Medicinais
Suas folhas devem ser colhidas antes da floração. No Egito Antigo era usada como antídoto para as picadas de cobras, escorpiões e problemas com os olhos. O suco fresco da planta era usado em infecções da pele causada por fungos. As folhas amassadas eram aplicadas em locais doloridos em casos de reumatismo. A infusão era recomendada nos tratamentos dos nervos, dores de cabeça e desmaios. Os gregos usavam para fortalecer os nervos.
Suas folhas são conhecidas como um natural e suave sedativo para tratar de enjôos, vômitos e dor de estômago. Dores Reumáticas, insônia, contusões, histerismo e dilatação do estomago. O uso do manjericão é geralmente associado ao estômago e órgãos relacionados. Ele pode ser usado no caso de cólicas intestinais, constipação, problemas gástricos, depressão e menopausa.
O Manjericão favorece aos que têm digestão difícil, azia. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético.
O manjericão também trata a febre, resfriados, gripes e a sinusite. Também é ótimo para cistite. Como um antiespasmódico; ele também vem sendo usado para acabar com a tosse. Ele aumenta o apetite, tende a aumentar o leite nas mães, melhora a circulação sanguínea, elimina dores causadas por gases. Indicado como excitante, digestivo, combate fraquezas.
A medicina natural utiliza o manjericão nas dietas sem sal, como tempero.
A compressa de manjericão (uma pasta pilada com as folhas) ajuda as mães que ficam com os seios doloridos ou com rachaduras depois da amamentação. Também trata infecções da pele.
As folhas do manjericão são ótimas quando esfregadas sobre picadas de insetos.
O cozimento de suas raízes serve para estagnar o sangue.
Folhas, por infusão: Sedativo, anti-reumático, combate dores de cabeça nervosas e gastrite, elimina os gases do estômago e dos intestinos, aumenta a lactação. O chá é usado no combate à dor de cabeça, nervosismo (debilidade dos nervos), azia, gastrite, enxaqueca, instabilidades. Beba uma xícara (chá) de infusão ao dia como prevenção, e adoce com mel no caso de tratamento da tosse. O Manjericão pode ser usado como chá contra o stress, principalmente nas pessoas com sangue tipo A, pois abaixa o nível de cortisol que circula na corrente sangüínea e que é responsável por 60% dos infartos. Chá por infusão: Colocar um pouco das folhas e flores em água fervente. Abafe por 10 minutos. Tome 3 vezes ao dia após as refeições como digestivo, tônico para fraqueza e serve também como calmante. (melhor ainda se colocar umas gotas de limão).
Gargarejo: Aftas. Os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta ou mau hálito. É eficaz contra estomatites (aftas), quando utilizado em forma de gargarejos e bochechos. Ajuda, junto com a Malva e a sálvia nas infecções de boca. Gargarejo: O chá de manjericão feito por infusão, quando usado sob a forma de gargarejo, serve para combater dor de garganta, aftas e mau hálito. Quando aplicado no couro cabeludo, combate a queda de cabelos.
Banho: Fazer dois litros de chá por infusão. Após o banho normal, despejar o chá sobre todo corpo. Este banho é usado para relaxar e melhorar o sono.

Contra-indicação: Lembre-se que o óleo essencial de manjericão não deve ser utilizado durante a gravidez.
Alguns componentes encontrados em Ocimum basilicum Linnaeus (Manjericão): Ácido rosmarínico, timol, chavicol, linalol, cineol, eucaliptol, eugenol, metil-eugenol, citral, geraniol e nerol.

Propriedades Culinárias:
Os gregos a usavam para dar um sabor especial aos seus vinhos e licores.
As folhas verdes têm um aroma tentador e estonteante e um sabor pungente. Se cozinhar com ela adicione-a no final, para que conserve o sabor. O manjericão é muito usado nas cozinhas italiana e francesa, para Dar sabor ao tomate, com o qual tem uma extraordinária afinidade, e é também misturado em saladas e em diversos molhos - sendo o mais popular o pesto italiano. Só para fazer o pesto é que as folhas de manjericão devem ser cortadas, porque perdem a cor; nos outros casos, rasgue-as com os dedos, em pequenos pedaços.
O manjericão também é muito utilizado na cozinha, sendo um ótimo companheiro dos tomates e ingrediente fundamental para se fazer o famoso pesto genovese, típico da Itália.
As folhas frescas de manjericão, cortadas finamente com tesoura, picadas com a faca ou, ainda, esmagadas pelo pilão, perfumam e acrescentam personalidade a saladas de tomate ou de alface e também às massas e sopas. O manjericão não combina bem com vinagre e sim com óleo de oliva e suco de limão. Seu sabor complementa o da cebola e azeitonas pretas. Utilize o manjericão no momento de servir, pois ele não suporta bem o cozimento. Para conservar manjericão fresco você pode picá-lo e misturá-lo a um pouco de óleo de oliva.
Manjericão é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. As folhas do manjericão são muito delicadas. Procure acrescentá-lo ao prato cozido, no último instante.
O manjericão, por ser um poderoso energizante, deve entrar em toda a alimentação de uma casa. Experimente trocar o alho, que deflagra agressividade, pelo manjericão que traz suavidade.
O manjericão tem alto valor energético: contém cálcio, vitamina A e B2. Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos.
Por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.
Manjericão fresco ou seco é indicado para dar gosto a carnes, sopas saladas de tomates, massas e molhos.

Curiosidades:
O manjericão repele insetos e se colocado dentro dos armários, acaba com os insetos indesejados. Sabe-se que o manjericão afasta as moscas.
No século passado, os sapateiros utilizavam esta erva para atenuar o odor do couro.

Dicas:
É uma das ervas mais versáteis que se pode cultivar em Casa.
Quando o manjericão florir, corte o pendão floral. Isto manterá o vigor da planta e aumentará sua longevidade. O manjericão apresenta sintomas de queima de folha e poderá morrer em temperaturas abaixo de 6ºC. O ciclo do manjericão é variável, dependendo do manejo e do clima. Chega a produzir durante 3 anos, em condições climáticas favoráveis.
Quando estiver muito calor e este pegar muito sol, regue-o duas vezes ao dia pela manha e a noite.

Manjericão Roxo
Nome Científico: Ocimum basilicum
Outros Idiomas: Albahaca Rojo - Opal Basil
Da família do Manjericão, nativo da Índia onde é cultivado quase que como planta sagrada; o Manjericão Roxo é umas ervas híbridas, desenvolvidas pela primeira vez nos anos 50 na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. Com folhas decorativas e saborosas, dão um toque poético a diversos tipos diferentes de pratos. É empregado no preparo de cosméticos, perfumes e licores.
Uso culinário
O manjericão roxo é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. As folhas do manjericão roxo são muito delicadas. Procure acrescentá-las ao prato cozido, no último instante.
Uso terapêutico
Suas folhas são conhecidas como um natural e suave sedativo para tratar de enjôos, vômitos e dor de estômago. É, também, usado como um repelente natural de insetos.
Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
Como Replantar:
Por estar num vaso pequeno, é difícil haver uma rebrota após o primeiro corte. Para replantar (pode ser num vaso maior, jardineira ou na sua horta), escolha um local bem iluminado, faça uma cavidade maior que o vaso, e ponha um pouco de terra vegetal. Deixe secar levemente a terra do vaso, retire a muda, plante e molhe bem. Lembre-se que o sucesso do replantio depende de vários fatores. O Manjericão Roxo é anual (dura apenas uma estação), gosta de luminosidade, porém excesso de sol pode queimar as folhas. Por se tratar de uma planta híbrida, as folhas roxas tendem a esverdear com o tempo.
O manjericão gosta de clima quente, bastante sol e pouca água.
O plantio se faz por sementes ou estacas com espaçamento de 30 cm é anual ou bianual.
Dicas do agrônomo
Quando o manjericão roxo florir, corte o pendão floral. Isto manterá o vigor e aumentará a durabilidade da planta. Algumas variedades de manjericão roxo se tornam verdes quando muito expostas ao sol. Quanto mais expostas, mais se tornam variegatas (mistura de duas cores).
Manjericão Anão
Nome Científico: Ocimum minimum
Outros Idiomas: Albahaca Fina - Dwarf Basil
Da família do Manjericão, nativo da Índia onde é cultivado quase que como planta sagrada; o Manjericão Anão é uma variedade cuja característica são as folhas de tamanho reduzidas, ideais para cultivo em vasos. Também chamado de Manjericão Grego ou Alfavaca Cheirosa, tem largo uso na culinária, onde suas folhas decorativas e saborosas dão um sabor aromático a diversos tipos de pratos. Apresentam folhas pequenas e brancas de sabor aromático.
Uso culinário
De aroma perfumado, o manjericão anão é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes e molhos à base de tomate. Suas folhas são muito delicadas. Procure acrescentar ao prato cozido, no último instante.
Uso terapêutico
Suas folhas são conhecidas como um natural e suave sedativo para tratar de enjôos, vômitos e dor de estômago. Facilita a digestão, combate o espasmo, é diurético, sudorífero, anti-reumático, e é usado também para combater a diabetes. É também conhecido como um repelente natural de insetos.
Uso: Colher as folhas e as sementes logo após o sol esquentar. Secar na sombra e com pequenas partes fazer o chá tomando um copo por dia durante cinco dias. Deixar o tratamento 6 a 8 dias e repetir a dose outras vezes.
Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
Como Replantar:Por estar num vaso pequeno, é difícil haver uma rebrota após o primeiro corte. Para replantar (pode ser num vaso maior, jardineira ou na sua horta), escolha um local bem iluminado, faça uma cavidade maior que o vaso, e ponha um pouco de terra vegetal. Deixe secar levemente a terra do vaso, retire a muda, plante e molhe bem. Lembre-se que o sucesso do replantio depende de vários fatores. O Manjericão Anão é anual (dura apenas uma estação), gosta de luminosidade, porém excesso de sol pode queimar as folhas.
Espaço de 25 cm.
Dicas do agrônomo
Quando o manjericão florir, corte o pendão floral. Isto manterá o vigor da planta e aumentará sua longevidade. O manjericão apresenta sintomas de queima de folha e poderá morrer em temperaturas abaixo de 6ºC. O ciclo do manjericão é variável, dependendo do manejo e do clima. Chega a produzir durante 3 anos, em condições climáticas favoráveis.

Manjericão gigante
Nome Científico: Ocimum basilicum Mammoth
Histórico
Da família do manjericão, nativo da Índia, onde é cultivado quase que como planta sagrada; o manjericão gigante é uma variedade cuja característica são as folhas de tamanho gigante (quando adulto, pode chegar ao tamanho de uma palma da mão). Também chamado de manjericão “Mammoth”, possui largo uso na culinária, pois suas folhas decorativas e aromáticas, dão um toque diferenciado a diversos tipos de pratos.
Uso culinário
De aroma e fragrância próprios, o manjericão gigante é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes e molhos à base de tomate. Apesar de seu tamanho, suas folhas são delicadas. Procure acrescentá-la ao prato cozido, no último instante.
Uso terapêutico
Suas folhas são conhecidas como um natural e suave sedativo para tratar de enjôos, vômitos e dor de estômago. É também usado como um repelente natural de insetos.
Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
Replantio
Para que sua planta continue a crescer e tenha maior longevidade é recomendada o replantio.Em um vaso maior, em uma jardineira ou em um canteiro de jardim sua planta encontrará uma área de solo mais ampla, favorecendo a continuidade do desenvolvimento de sua raiz. Espaçamento 35 cm.
Dicas do agrônomo
Quando o manjericão gigante florir, corte o pendão floral. Isto manterá o vigor e aumentará a durabilidade da planta. Observe o espaçamento entre as plantas. Ele deve ser maior do que o das outras variedades de manjericão devido ao seu porte. Cuidado com excesso de sol; ele pode queimar suas folhas.

Fontes: Internet.

Pragas

A MELHOR FORMA DE EVITAR QUE SUAS PLANTAS ADQUIRAM AS INDESEJÁVEIS PRAGAS É PREVENIR.
EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE PRAGAS QUE ATACAM AS PLANTAS E, IREMOS A SEGUIR DAR ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ EVITAR, TRATAR E INDENTIFICAR ALGUMAS.

ALGUMAS PRAGAS:
COCHONILHA: esta praga se apresenta em pequenos pontos brancos, pretos ou até mesmo marrons alojadas nas folhas e galhos, e elas atacam as plantas sugando a seiva.Aconselha-se a retirada manual com algodão ou "perfex" embebido em álcool.
LESMAS/CARACÓIS/LAGARTAS: estas três pragas atacam a planta se alimentando das folhas, nos três casos aconselhamos a retirada manual. Use luvas, pois algumas lagartas podem queimar as mãos!
FORMIGAS: costumam se alimentar das folhas. O ideal neste caso é identificar o formigueiro, ficando assim mais fácil e eficaz o combate destruindo o formigueiro. Outra maneira é fazer um preparado com pimenta macerada e álcool e embeber este preparado em um pano tipo "perfex" e amarrá-lo no tronco da planta sem apertar demais.
PULGÕES: esta praga aloja-se nos troncos das plantas e deixam-nos melados, muitas vezes aparecem também na folhagem. São pontos pretos, marrons e brancos, de tamanho pequeno e sugam a seiva da planta. Retire-os com pano e/ou algodão embebido em álcool um a um. Algumas vezes é necessário repetir o procedimento durante algumas semanas dependendo de como a praga estiver proliferada. Borrifar as folhas e os galhos com calda de fumo + álcool, melhora a eficiência do combate.
SEMPRE VERIFIQUE AS FOLHAS, DE AMBOS OS LADOS, PARA MANTER O CONTROLE SOBRE AS PRAGAS. TAMBÉM É IMPORTANTE VERIFICAR Os GALHOS E NOTAR SE ELES ESTÃO MELADOS OU SE APARECE OS INDESEJÁVEIS PONTINHOS PRETOS, MARRONS OU BRANCOS (TIPO ALGODÃO).
A QUALIDADE DA TERRA COMPRADA TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE, POIS MUITAS VEZES ELA JÁ ESTÁ CONTAMINADA. POR ISSO COMPRE SEMPRE TERRA DE BOA QUALIDADE, A ECONOMIA PODE CUSTAR CARO!
paisagismoejardinagem@paisagismoejardinagem.com.br

Regras básicas
1 - Uma planta sadia, com adubação organo-mineral bem equilibrada tem menos chance de adoecer.2 - Plantar na época certa (principalmente hortaliças).
3 - Usar plantas repelentes (arruda, gerânio, malva rosa, mastruz, Artemísia, crisântemo, cravo de defunto) e atraentes para insetos (girassol e fumo). Um outro uso para o cravo de defunto, também conhecido com tagetes: "cama" para cachorro, afugentando as pulgas.Interessante: tomilho junto de repolho repele a lagarta das folhas.
4 - A pimenta é uma planta repelente por excelência. Amassar 3 a 6 frutos/litro, ferver com uma pitada de sabão neutro (usar sempre sabão neutro) e pulverizá-las nas plantas, como preventivo de insetos.
5 - Atenção: Às vezes a mudança de coloração nas folhas de plantas não é causada por doença, mas por excesso ou falta de água, excesso ou falta de adubo. É importante manter o solo bem drenado. Solo excessivamente úmido é ideal para a propagação de todo tipo dedoença. São os fatores ambientais influindo na incidência de doenças.
6 - Neutralizar a acidez do solo com calcáreo (1 kg para cova de 80 cm x 80 cm x 80 cm) ou 300 g por m2, é uma grande arma contra os fungos, por exemplo.
7 - Para plantas de interior, ou de meia sombra, evitar molhar as folhas durante a irrigação.
8 - Muitas vezes não há necessidade de aplicar coisa alguma, a simples eliminação das partes afetadas controla a doença.

MEDIDAS ESPECÍFICAS PARA CONTROLE DE PRAGAS
A primeira medida preventiva contra pragas e doenças é a aquisição de mudas saudáveis. O solo deve sempre ser mantido em boas condições de cultivo e bem nutrido e o plantio das mudas deve ser feito na época indicada para a espécie.
Para atacar as pregas é recomendada a utilização de preparados naturais, que se mostram muito eficazes. Algumas plantas, quando plantadas consorciadas, têm o poder de afastar pragas, em geral. É o caso da menta, da sálvia e da losna.

- Macerado de samambaia
· Colocar 500 gramas de folhas frescas ou 100 gramas de folhas secas em um litro de água por dia.
· Ferver meia hora.
· Para aplicação diluir um litro deste macerado em dez litros de água.
· Controla ácaros, cochonilhas e pulgões.
Água de samambaia: Ferva durante 30 minutos, 500 g de folha fresca em 1 litro de água. Deixe esfriar e pulverize nas plantas atacadas por pulgões, ácaros e cochonilhas.

- Macerado curtido de urtiga
· Colocar 500 gramas de folhas frescas ou 100 gramas de folhas secas em um litro de água e deixar dois dias.
· Para aplicação diluir em 10 litros de água e pulverizar sobre as plantas ou no solo.
· Controla pulgões e lagartas (aplicado no solo).

- Macerado de fumo
· Picar 10 cm de fumo de corda e colocar em um litro de água por um dia em recipiente não-metálico com tampa.
· Diluir em 10 litros de água e pulverizar as plantas.
· Controla cochonilhas, lagartas e pulgões.
Calda de fumo: Cozinhe durante 30 minutos, 30 g de fumo-de-rolo picado em 1 litro de água, mexendo sempre. Coe e engarrafe. No momento de usar, junte esse preparado com a mesma quantidade de água, misture e pulverize. Esse preparado dura de 3 a 5 dias, portanto faça pouca quantidade. Eu experimentaria guardar a sobra no congelador, mas não sei de daria certo.

- Mistura álcool e fumo
· Coloque 10 cm de fumo picado em uma tigela e cubra com álcool misturado com um pouco de água.
· Quando o fumo absorver o álcool, coloque mais álcool misturado com um pouco de água e deixe 15 dias de molho, tampando a tigela, para que a nicotina seja retirada do fumo.
· Coloque o líquido em uma garrafa com tampa e, na hora de usar, misture com sabão ralado e água nas seguintes proporções: um copo de mistura de água e fumo, 250 gramas de sabão e 10 litros de água.
· Controla pulgões.

- Mistura de querosene, sabão e macerado de fumo:
· Aqueça 10 litros de água, 20 colheres de sobremesa de querosene e 3 colheres de sopa de sabão em pó biodegradável.
· Deixe esfriar e adicione um litro de macerado de fumo. Pulverizar sobre as plantas.
· Controla cochonilhas com carapaça e ácaros.

- Mistura de sabão, macerado de fumo e enxofre:

· Misturar em 10 litros de água morna, meia barra de sabão, um litro de macerado de fumo e um kg de enxofre.
· Deixar esfriar e pulverizar sobre as plantas.
· Controla ácaros.
Solução de enxofre: Para o caso de infestações por ácaros. Misture 7,5 g de enxofre para 1 litro de água e pulverize.

- Cravo de defunto
· Quando plantado nas bordaduras impede o aparecimento de nematóides nas plantas cultivadas.

- Tajujá, taiuiá ou melancia-brava:
· É uma planta trepadeira cujas folhas são bem parecidas com as da melancia.
· A raiz é semelhante à da mandioca.
· Apanha-se esta raiz, corta-se em pedaços de 10 cm e distribui-se na lavoura.
· A seiva ou líquido existente na raiz atrai insetos, fazendo com que estes não ataquem a planta cultivada. Deve ser renovada regularmente.
· Controla besouros (“vaquinha”).

- Purungo ou cabaça
· Também é uma planta trepadeira.
· Suas folhas são parecidas com as de abóbora.
· Quando o fruto está maduro (seco) é usada para cuia de chimarrão.
· Quando está verde, o fruto cortado ao meio atrai insetos, devendo ser espalhado na lavoura, como o tajujá.
Controla besouros ("patriota").

- Soro de leite
Quando pulverizado sobre as plantas, resseca e mata ácaros.

- Armadilha luminosa

· Colocar uma lanterna de querosene acessa a partir das sete horas da noite no meio da lavoura e deixar até de madrugada, principalmente nos meses de novembro a fevereiro.
· As mariposas são atraídas pela luz e batem no vidro da lanterna, caindo num saco de estopa aberto que é colocado logo abaixo. No dia seguinte matar as mariposas.
· Controla mariposas, especialmente a mariposa-oriental (broca-dos-ponteiros) que ataca os pomares.

- Saco de aniagem
· Umedecê-los com um pouco de leite e colocar na lavoura em vários locais.
· No dia seguinte pegar as lesmas que estão aderidas ao saco e matá-las.

- Solução de água e sabão
· Colocar 50 gramas de sabão caseiro em 5 litros de água quente. Após esfriar, aplicar com o pulverizador.
· Controla pulgões, cochonilhas e lagartas.

- Infusão de losna
Derramar um litro de água fervente sobre 300 gramas de folhas secas e deixar em infusão por 10 minutos. Diluir em 10 litros de água.
Pulverizar sobre as plantas.
Controla lagartas e lesmas.

- Cerveja
A cerveja atrai lesmas. Fazer armadilhas com latas de azeite, tirando a tampa e enterrando-as a com abertura no nível do solo. Colocar um pouco de cerveja misturada com sal. As lesmas caem na lata atraídas pela cerveja e morrem desidratadas pelo sal.
Controla lesmas.

- Pimenta vermelha
· Pimenta vermelha bem socada, misturada com bastante água e um pouco de sabão em pó ou líquido pulverizada sobre as plantas, age como repelente de insetos.
· Outras plantas também podem ser utilizadas como inseticidas, entre as quais se destacam:

- Piretro
· É obtido de algumas plantas do gênero Chrysanthemum, da família Asteraceae, com o qual se faz um inseticida contra pulgões, lagartas e vaquinhas.
· É obtida fazendo-se a maceração das flores.
· Sua ação pode ser aumentada (ação sinergística) com uso da sesamina, produto obtido do extrato de gergelim (Sesamum indicum), da família Pedaliaceae.

- Alamanda (ou chapéu-de-Napoleão).
· São plantas do gênero Allamanda, da família Apocynaceae.
· Com suas folhas prepara-se uma infusão para combater pulgões e cochonilhas.

- Santa Bárbara
· Ou cinamomo, a Melia azedarach, da família Meliacea.
· O extrato alcoólico de seus frutos é utilizado para combater pulgões e gafanhotos. A substância encontrada nesta planta, a azadirachtina, inibe o consumo das plantas por estes insetos.

- Arruda
· Ruta graveolens. Da família Rutaceae.
· Suas folhas são utilizadas no preparo de uma infusão para o combate a pulgões.

- Pimenta-do-reino
· Piper niger, da família Piperaceae.
· De seus frutos se extrai uma substância que inibe o consumo das plantas por diversos insetos.

- Água de cebola: Cozinhe por alguns minutos a casca da cebola, deixe esfriar tampado e pulverize.

c) MEDIDAS ESPECÍFICAS PARA CONTROLE DE DOENÇAS
Fungos - são vegetais sem clorofila, causam diversas doenças em plantas, como a antracnose que queima as folhas e causa apodrecimento de frutos, muito comum nas mangueiras, por exemplo. Os fungos causam também as conhecidas ferrugens, formando pequenas manchas nas folhas. Remover sempre que possível as folhas infectadas e aplicar fungicidas a base de cobre.
O melhor fungicida é a calda bordalesa.
Olha a receita: 100g de sulfato de cobre*, 100g de cal virgem e 10 litros de água. Coloca-se o sulfato de cobre, bem triturado, num saquinho de pano ralo, na superfície de meio litro de água, num recipiente que não seja de ferro. Fazer pasta (leite de cal) adicionando 100 g de cal virgem em meio l litro de água. Coar o "leite" e colocá-lo num recipiente (nunca de ferro). Em outro recipiente já deve constar a solução de sulfato de cobre. Misturar asduas soluções simultaneamente, usando uma pazinha de madeira. Agora o teste de acidez: pegue uma faca ou canivete e sobre a lamina, bem limpa, coloque duas ou três gotas da calda preparada e, após três minutos, sacuda a lamina. Se ficarem manchas avermelhadas nos pontos onde estavam as gotas de calda, esta ainda está ácida. Quer dizer: adicionar mais uma pouco de "leite de cal" até que fique neutra ou ligeiramente alcalina. O ideal é aplicar a calda no mesmo dia, mas se tiver que conservar a calda por 2 ou 3 dias para depois aplicá-la,adicione 5 g de açúcar para cada 1 litro de calda preparada.
* Dos produtos comerciais a base de cobre á venda recomendamos o CuproDimy, de baixa toxidez.

Bactérias: - causa murcha da planta e conseqüentemente a morte. (muitas vezes achamos que é falta de água, regamos e ela continua murcha e morre... são as bactérias). São de difícil controle, eliminar a planta. Outra dica: usar rotação de cultura, isto é, nunca plantar a mesma planta no mesmo local da que morreu, certo?

Vírus: - são transmitidos por insetos sugadores como pulgões (os vírus se alojam nas "línguas" destes animaizinhos) e também por sementes contaminadas. Causam manchas amareladas entre as nervuras das plantas. Não há remédio contra vírus em plantas, que devem ser eliminadas. Solução: eliminar os insetos transmissores do vírus, comoos pulgões, por exemplo.

- Chá de camomila
· Imergir um punhado de flores em água fria por um ou dois dias.
· Pulverizar as plantas, principalmente as mudas em sementeira.
· Controla diversas doenças fúngicas.

- Mistura de cinza e cal
· Dissolver 300 gramas de cal virgem em 10 litros de água e misturar mais 100 gramas de cinzas. Coar e aplicar sobre as plantas por pincelamento ou pulverização durante o inverno, quando as árvores estão em dormência.
· Controla barbas, liquens e musgos.

- Cal
· Fazer uma pasta de cal e pincelar sobre o tronco.
· Com isto evita-se a subida de formigas e ajuda controlar a barba das frutíferas.

- Pasta de argila, esterco, areia fina e chá de camomila.
· Misturar partes iguais de argila (barro), esterco, areia fina e chá de camomila, de modo a formar uma pasta.
· Usar para proteger os cortes feitos por podas e também ramos ou troncos doentes durante o outono após a queda das folhas e antes da floração e brotação.
- 1 maço de coentro + 1 litro de água.
Ferva, deixe esfriar, coe . Dilua em + 1litro de água e pulverize toda a planta.

ÁCIDO PIROLENHOSO: Produto obtido da queima da lenha é um excelente repelente de pragas e dá resistência contra doenças.

LEITE DE VACA: Tem ação acaricida, fortifica a planta e combate pragas, inclusive moscas de frutas.

URINA DE VACA: É utilizada como nutriente foliar e defensivo natural, fortalece a planta e evita doenças.

ALHO: É uma dos repelentes e inseticidas naturais mais poderosos que existem, e que tem ação fungicida sistêmico.

CALDA SULFOCÁLCICA: combate naturalmente todas as pragas dos citros, como ácaros e cochonilhas.

ESTERCO FRESCO DE BOVINOS + ÁGUA: produzem um adubo foliar orgânico, rico em nutrientes que fortificam e combatem pragas.

TORTAS, FARINHAS DE CEREAIS + ESTERCO DE GALINHA: produzem adubo orgânico em apenas 1 semana, rico em hormônios e nutrientes.

SABÃO: È um inseticida natural, que pode ser utilizado misturado com cal hidratada e com extrato de plantas.

CINZA DE MADEIRA: Evita cupins e pragas de solo e aplicado por via foliar fornece potássio e repele pragas das plantas.

Calda Bordalesa
A calda bordalesa é utilizada para tratar plantas atacadas por fungos. Veja aqui, a receita básica para prepará-la:
Ingredientes: 1 saco de pano;
200g de sulfato de cobre;
200g de cal virgem e 20 litros de água.
Modo de fazer:
Com o saco de pano prepare um sache com o sulfato de cobre. Mergulhe o sache em 18 de litros de água por 3 ou 4 horas até que o sulfato dissolva. À parte, misture a cal em 2 litros de água e despeje na solução preparada com o sulfato dissolvido. Mexa bem.
Antes de usar a calda bordalesa, faça um teste de acidez: mergulhe uma lâmina de ferro no preparado. Se ela escurecer, não aplique ainda a calda na planta. Acrescente um pouco mais de cal e faça o teste novamente. Caso a lâmina continue saindo manchada, adicione mais cal até que a lâmina não saia sem escurecer.
A calda bordalesa deve ser usada no máximo até o terceiro dia após o preparo. Em plantas pequenas ou em fase de brotação, não se recomenda aplicar em concentração forte.

Calda de Viçosa
Para a preparação de 100 litros da calda, é necessário dissolver 500 g de cal virgem em 50 litros de água para se obter a água; em outro recipiente, são dissolvidos: 200 g de ácido bórico, 500 g de sulfato de cobre, 800 g de sulfato de magnésio e 200 g de sulfato de zinco em outros 50 litros de água. A seguir, num terceiro recipiente, adiciona-se a mistura dos sais, sob forte agitação, à água de cal.

PREPARO DA CALDA SULFOCÁLCICA PRODUTOS
12,5 Kg de cal virgem
25,0 Kg de enxofre em pó. 10.0 L de água
METODOLOGIA NO PREPARO:
Num tambor de ferro de 200 litros, dissolva o enxofre com um pouco de água quente, até formar uma pasta; o Coloque fogo sob o tambor e complete o volume até 80 litros de água; Após o inicio da fervura, adicione a cal virgem aos poucos, mexendo constantemente, com uma pá de madeira; Ferver por 60 minutos, fazendo a adição de água fria (20 litros). Quando levantar a fervura, manter o volume em 100 l; Quando a calda estiver com a cor pardo avermelhada estará pronta. Deixar esfriar e coar em um pano ou peneira fina; A armazenagem da calda sulfocálcica pode ser feita por um período máximo de 30 dias. Em recipiente de vidro ou bombona plástica desde que sejam muito bem vedados.
Obs.: O Enxofre ventilado malha 200 possibilita melhor aproveitamento, tornando viável/ a produção de calda com densidade maior que 32 graus Baumé.
UTILIZAÇÃO DA CALDA SULFOCÁLCICA
É recomendável a adição de espalhante adesivo à calda (20 para 100 litros de calda).
Conheça a qualidade da calda usando o densímetro (Aerômetro de Baumé). Uma boa calda deve apresentar uma densidade de 30 e 32 graus Baumé 6.
O uso de uma cal virgem de baixa qualidade, velha ou carbonatada, reduz e até inviabiliza a qualidade e eficiência da calda sulfocálcica.
A calda diluída deve ser utilizada no mesmo dia do preparo.
No preparo e aplicação da calda, seguir os mesmos cuidados recomendados quanto ao manuseio de outros defensivos agrícolas.
Após aplicação, lavar bem os equipamentos com solução de uma parte de vinagre e dez partes de água.
Observar o intervalo mínimo de 20 dias entre a aplicação da calda sulfocálcica e a aplicação de óleo ou calda bordalesa.
Em goiabeira o tratamento pode ser feito logo após a poda total, na concentração de 1,0 litro em 10.0 Litros de água voltar.

Composto Bokashi Nitrogenado
Indicado para folhosas como alface, almeirão, chicória etc., e para terrenos com deficiência de nitrogênio. Convém alternar o uso desse composto com o bokashi fosforado. Em 500 a 600 quilos de terra virgem misture 200 quilos de torta de mamona, 200 quilos de esterco de galinha (ou 400 quilos de esterco de curral), 50 quilos de farinha de ossos calcinada, 50 quilos de farinha de peixe, 30 quilos de farelo de trigo e 3 quilos de açúcar mascavo(ou 15 litros de mingau). Molhe até ter de 50% a 55% de umidade. Faça um monte e revire diariamente durante cinco dias. Se a temperatura estiver subindo muito, esparrame o monte até o dia seguinte. Depois desses cinco dias, o composto estará pronto para ser usado. Em terra fraca pode-se aplicar 1 quilo por metro quadrado; se o solo for bom, bastam 200 gramas no mesmo espaço.

Observação: Você poderá obter maiores informações sobre controle natural e alternativo de pragas e doenças nos seguintes livros: "Defensivos Alternativos e Naturais" - "Controle Alternativo de Praga e Doenças com as Caldas Bordalesa, Sulfocálcica e Viçosa".

CONTROLE ALTERNATIVO DE ALGUMAS PRAGAS DO LAR
Moscas - pulverizar os locais infestados com 20 g de bórax (compra-se em casas agropecuárias) e 1 litro de água. Criadouro de mosca são águas paradas, sem peixes.

Baratas - Eis um excelente baraticida: Misturar bem os seguintes componentes: 100 g de gesso em pó, 50 g de bórax e 100 g de farinha de trigo. Colocar em caixas de fósforos (abertas!) ou em tampinhas de refrigerante, bem ao nível do solo. Colocar um pouco de água nas imediações, pois depois de comer a mistura, elas sentem sede e procuram a água e ai já viu... O intestino vira pedra. As baratas também adoram cerveja. Coloque um pouco de ácido bórico numa garrafa com um pouco de cerveja, deite a garrafa, faça uma espécie de ponte entre o solo e a boca da garrafa (palito de picolé, por ex.) e veja que resultado!Outra formula: 10 g de acido bórico (a venda em farmácias) e 80 g de açúcar bem fino.
Mais uma fórmula: cebola ralada + ácido bórico + queijo ralado. Misturar tudo e colocar em pratinhos embaixo de moveis, geladeiras, etc. Se nenhum destes métodos funcionar: chinelo nelas.

Ratos - Nunca mate um rato macho! Explico: Os ratos são polígamos, isto é, vários machos cruzam com a mesma fêmea. Se houver muitos machos para poucas fêmeas eles, os machos, perseguirão as fêmeas, aumentando a disputa, e nessa guerra os machos matarão uns aosoutros, inclusive filhotes. Os métodos convencionais geralmente eliminam os ratos machos, pelo fatos destes não terem que cuidar dos filhotes e vagarem mais que as fêmeas. Ratoeiras e gaiolas são métodos bem eficientes, mas requerem paciência.
Veja esta fórmula facílima: 1 parte de gesso em pó e 3 partes de farinha de trigo. Para tornar a mistura mais atraente (para o rato, é claro!) adicione raspa de queijo, farinha de peixe, etc.Ao ingerir o gesso (sulfato cálcico) o rato sente muita sede, procura água e bum... O intestino vira uma "pedra" e ele morre. Fácil. Por isso, colocar água nas imediações da mistura.
Outra boa: 25 g de carbonato de bário, 30 g de farinha de trigo ou milho, e água suficiente para fazer a massa. Faça pequenos bolinhos e coloque nos caminhos por onde passam.Farinha de trigo com cal virgem também é uma maravilha. Ao comer a mistura, sente sede, bebe água e o gás formado no intestino mata-os. Outra: banana amassada recheada com cimento. Dizem que é uma delicia e funciona.

Traças - naftalina funciona muito bem. Outras formas de combater: ramo de louro (a planta) é ótimo, e não deixa cheiro. Feixes de salsa, tomilho, hortelã e alfazema também afugentam esses animais. Goma de polvilho com ácido bórico também é ótimo.

Formiguinhas doceiras - 10 g de tártaro emético (?) e 80 g de açúcar bem fino.

Fontes: Textos do Autor: Engenheiro Agr. Silvio Roberto Penteado e de Alexandre Pimentel - Presidente do Centro de Qualidade de Vida – CQV.
Agrorganica.
e Fontes: Internet.

Figo / Figueira

Nome Científico: Fícus carica.
Descrição: A figueira é uma árvore frutífera originária da Ásia Menor, tendo daí se expandido para a região do Mediterrâneo. Hoje se acha aclimada no Brasil, para onde foi trazida no século XVI.
O figo, do ponto de vista botânico, não é o fruto, mas a polpa das infrutescências da figueira.
A poda deve ser feita no mês de agosto.

Propriedades Medicinais:
É um laxativo natural, combate à prisão de ventre e substituem muito bem o purgativo destinado as crianças.
Eficaz no tratamento de bronquite, escarlatina e problemas de uretra (podendo ser ministrado até para animais).
No uso popular, suas folhas são cozidas para tratar feridas rebeldes e debelar o reumatismo.
Utilidades Medicinais:
Boca, doenças da - Comer o figo cozido em leite. Descascá-lo e picá-lo antes de cozer.
Calos - Aplicar localmente o suco leitoso das folhas e ramos da figueira.
Caspa - Macerar figo seco juntamente com sal e limão. Massagear o couro cabeludo com este preparado.
Constipação intestinal - Recomenda - se substituir, ao longo de semanas, pelo menos uma refeição diária por figos.
Expectoração - Cozinhar o figo, descascado e picado, em leite e um pouco de mel. Compor uma refeição com este preparado. Usar quente. O infuso das folhas de figueira é também recomendado. Frutos secos, por decocção: Peitoral, laxativa, inflamação da boca e da garganta. Tem efeitos benéficos em casos de bronquite; gripe; resfriado e tosse; para esses casos, cortar em pedaços 20 g de figos secos, fervendo em 250 g de leite por uns quinze minutos. Depois de adoçar com uma colherada de mel, filtrar o leite e bebe-lo bem quente.
Feridas - Aplicar localmente o suco de folhas de figo ou a pasta de figo.
Garganta, doenças da - Cozinhar o figo descascado. Com a água deste decocto gargarejar. Contra afecções na boca e garganta, ferver em uma xícara de leite com dois figos frescos, cortados em pedaços e uma colherinha de mel por quinze minutos. Depois de filtrado e morno, usar o leite para gargarejos e bochechos.
Inflamações em geral - Cozinhar o figo, descascado e picado, em água. Fazer refeições exclusivas deste preparado.
Casca seca, por decocção: hidropisia.
A seiva é cáustica e destrói as verrugas.

Cuidados: o fruto tem mecanismo fototóxico em pele sensível a luz solar.
Fontes: Internet.

Manga

Nome científico: Mangifera indica

Família: Anacardiáceas

Nome comum: mangueira, manga

Origem: Índia e Burma

Descrição e característica da planta:
A mangueira apresenta copa bem enfolhada e pode variar de tamanho em função da variedade, da fertilidade do solo, da idade e do porta-enxerto. Em geral, as plantas não enxertadas podem atingir 40 metros de altura, enquanto que nas culturas comerciais e com plantas enxertadas, as plantas chegam a 7 metros. Para impedir o crescimento excessivo da copa, são feitas podas controladas de formação e de produção. Plantas de menor porte facilitam o trabalho para controle de pragas e de doenças e na operação de colheitas. As folhas são grossas, coriáceas, inteiras, lanceoladas, verde-escuras na parte superior, a nervura principal e as secundárias são salientes e a coloração amarelo-esverdeada.
Na extremidade dos ramos, forma-se uma inflorescência denominada panícula. Normalmente, a planta floresce e frutifica uma vez por ano, mas, com a adoção de técnicas especiais, como poda e aplicação de hormônios de crescimento ou a combinação de estresse hídrico por 30 a 70 dias e com a aplicação foliar de nitrato de potássio ou cálcio, consegue-se provocar o florescimento e frutificação mais de uma vez ao ano e na época desejada.
No Brasil, essas técnicas são usadas com sucesso, principalmente, no Vale do São Francisco, nos estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. As primeiras flores a se abrir nas panículas são hermafroditas (30%), elas têm os dois sexos juntos, e depois vêm as masculinas (70%). Numa única panícula, formam-se de 400 a 17.000 flores, mas somente algumas delas resultam em frutos e atingem a fase de colheita. Em geral, duas doenças causadas por fungo, o oídio e a antracnose, podem destruir totalmente as flores. A mangueira se desenvolve e frutifica bem em clima quente e não tolera geada.

A propagação é feita através de enxertia de uma variedade desejada em um porta-enxerto de outra variedade de mangueira. Plantas enxertadas são recomendadas porque nos pomares, a época de frutificação, o tamanho e a cor dos frutos ficam uniformes. Em plantas enxertadas, a frutificação pode ocorrer a partir do segundo ano e, comercialmente, no terceiro ou no quarto ano.
O fruto tem uma casca externa e, logo abaixo, a polpa que pode ser fibrosa (“fiapos”) ou com pouca fibra e um caroço (semente) grande ou pequeno conforme a variedade. Externamente, a cor do fruto pode ser vermelha, roxa, amarela ou verde, em várias tonalidades relacionadas às variedades, assim com o seu tamanho. As comerciais mais conhecidas e exportadas têm as seguintes características: Haden, casca amarelo-avermelhada, peso médio 480 gramas; Tommy atkins, vermelho-amarelada, peso médio 580 gramas e Keitt, amarelo-esverdeada, peso médio 600 gramas.

Produção e produtividade:

O Brasil é um grande produtor de manga e está entre os oito maiores produtores mundiais dessa fruta, junto com o México, as Filipinas, a Índia, o Paquistão e a África do Sul. Em 2001, o Brasil produziu 540.000 toneladas em 67.000 hectares e exportou 94.000 toneladas, representando 17,4%.da sua produção. A região Nordeste é a principal produtora com 53% do total.
A produtividade média no Nordeste é estimada em 20 toneladas por hectare, mas em áreas onde adotam técnicas mais avançadas chegam produzir 40 toneladas por hectare.
Para o estado de São Paulo, a média é estimada em 9 a 10 toneladas por hectare.

Utilidade:

A fruta é consumida principalmente ao natural, como fruta fresca, mas é processada também em pedaços em caldas, sucos, néctar, geléias e sorvetes.